A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22851

Palavras-chave:

Educação midiática, ensino de química, alfabetização científica, vídeos, Youtube

Resumo

Torna-se necessária a promoção da educação midiática e da alfabetização científica no contexto educacional, visto que há um aumento da crença em informações sem fundamentos científicos e que essas são difundidas em contextos midiáticos dentro do vasto mundo digital, fato que ficou notório após a ascensão da pandemia do novo coronavírus. O objetivo dessa pesquisa é analisar se os vídeos vêm sendo utilizados para a promoção da educação midiática (EM) no ensino de ciências, especialmente no ensino de química, utilizando a pesquisa bibliográfica como instrumento de pesquisa. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, com objetivo exploratório e empregou-se a pesquisa bibliográfica como instrumento. O número de trabalhos retornados foi baixo, sendo que a maior parte deles tratava do ensino médio. Ainda, foi possível observar que em alguns deles o vídeo é utilizado para promover a alfabetização científica e educação midiática, enquanto em outros, apesar do contexto favorável, não ficou tão evidente.

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Biografia do Autor

Cleber Rodrigues de Araujo Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

Licenciado em Química

Renata Cristina Nunes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

Doutora em Ciências: Química

 

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Publicado

23.01.2023

Como Citar

ARAUJO JUNIOR, Cleber Rodrigues de; NUNES, Renata Cristina. A utilização dos vídeos como promotores da educação midiática e da alfabetização científica no ensino de química. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22851, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22851. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22851. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos