Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22777

Palavras-chave:

educação física, metodologias ativas, pós-crítica

Resumo

Objetivou-se mapear os trabalhos pautados nos empreendimentos teórico-metodológicos das perspectivas pós-críticas na Educação Física e articular possíveis relações com as metodologias ativas de ensino. A fundamentação teórico-metodológica subsidia-se nos estudos pós-críticos, a partir de Paraíso e Meyer. O método utilizado no estudo foi a revisão bibliográfica, com abordagem de pesquisa qualitativa do tipo descritiva-analítica. Para a coleta dos dados foi utilizada a base de dados Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no mês de Março de 2020, buscando os descritores “pós-crítico e educação física”. Como resultado foram encontrados 15 trabalhos, dos quais produziram-se três eixos analítico-temáticos, sendo estes: Lazer, Gênero e Currículo. No que diz respeito às metodologias ativas de ensino, sua articulação às teorias pós-críticas se apresentou a partir do eixo Currículo, no subeixo Currículo Cultural e as propostas pedagógicas nele descritas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Urrutia Pereira, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física.

 

Angélica Teixeira da Silva Leitzke, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Educação Física

 

Franciele Roos da Silva Ilha, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Doutora em Educação

 

 

Referências

ALVIANO JUNIOR, Wilson. Formação inicial em Educação Física: análises de uma construção curricular. 2011. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04082011-134313/publico/WILSON_ALVIANO_JUNIOR.pdf> . Acesso em: 27 de nov. 2022.

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira. Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da Educação Física. 2019. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-04112019-165709/publico/CLAYTON_CESAR_DE_OLIVEIRA_BORGES_rev.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

BORGES, Clayton Cesar de Oliveira. Práticas discursivas em dispositivos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba: estratégias para o governo das condutas de sujeitos da educação. 2014. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Filosofia). Universidade de São Paulo. Disponível em : <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09102014-111513/publico/DISERT_VC_CLAYTON_2014.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

CAMPOS, Camila Amorim. Currículo com música: normaliza ou faz dançar?. 2018. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BADPC2/1/disserta__o_camila_amorim_campos_.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem. Revista Thema, v. 14, n. 1, 2017. p. 268-288. DOI: <https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.268-288.404>

ETO, Jorge. Desconstruindo o futebol e a erotização da dança: uma experiência de Educação Física na escola do campo de Matacavalo. 2015. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03082015-161634/publico/JORGE_ETO_rev.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

ETO, Jorge; NEIRA, Marcos Garcia. Em defesa de uma teoria pós-crítica de Educação Física. Pensar a Prática, v. 20, n. 3, 2017. DOI: <https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.42732>.

FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos IV: Estratégia, Poder-Saber. 2 ed, Rio de Janeiro: Forence Universitária, 2006.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GOELLNER, Silvana Vilodre; et al. Pesquisa qualitativa na Educação Física brasileira: marco teórico e modos de usar. Journal of Physical Education, v. 21, n. 3, p. 381-410, 2010. DOI: <https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i3.8682>.

GRAMORELLI, Lilian Cristina. A cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo. 2014. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-11052015-095858/publico/LILIAN_CRISTINA_GRAMORELLI_rev.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

JUNIOR, Mauro Lúcio Maciel. Além dos 105 minutos: currículo cultural e (re)produção de modos de ser torcedor. 2019. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Estudos do Lazer). Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32127/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Mauro%20-%20FINAL.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

MARTINS, Fabio. Luís. Educação Física, lazer e cultura: os sentidos presentes no contexto escolar. Dissertação (Mestrado em Educação). 2010. Universidade Estadual de Londrina, Londrina. Disponível em: <https://www.ppedu.uel.br/es/mas/tesis-de-maestria-doctoral/tesis-de-maestria/category/15-2010?download=298:2010-martins-fabio-luis>.Acesso em: 27 de nov. 2022.

MAZZONI, Alexandre Vasconcelos. Eu vim do mesmo lugar que eles: relações entre experiências pessoais e uma Educação Física multiculturalmente orientada. 2013 Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-03122013-130727/publico/ALEXANDRE_VASCONCELOS_MAZZON_rev.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

MEYER, Dagmar Estermann. Processos coletivos de produção de conhecimento em saúde: um olhar sobre o exercício de enfermagem no hospital. Revista Brasileira de Enfermagem, v.59, p. 95-99, 2006b. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672006000100018>.

MEYER, Dagmar Estermann. Como conciliar humanização e tecnologia na formação de enfermeiras/os?. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 2, p. 189-195, 2002. DOI: <https://doi.org/10.1590/S0034-71672002000200013>.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, v. 2, 2012.

MÜLLER, Arthur. Avaliação no currículo cultural da Educação Física: o papel do registro na reorientação das rotas. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-21122016-094016/publico/ARTHUR_MULLER_rev.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. As dimensões política, epistemológica e pedagógica do currículo cultural da Educação Física. In: Bossle, F., Athayde, P. & Lara, L. Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, p. 25-43, 2020.

NEVES, Marcos Ribeiro das. O currículo cultural da Educação Física em ação: efeitos nas representações culturais dos estudantes sobre as práticas corporais e seus representantes. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48137/tde-28112018-160249/publico/MARCOS_RIBEIRO_DAS_NEVES.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, Jorge Luiz de. Significações sobre o currículo cultural da Educação Física: cenas de uma escola municipal paulistana. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-30012018-140858/publico/JORGE_LUIZ_DE_OLIVEIRA_JUNIOR.pdf.>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de pesquisa, v. 34, p. 283-303, 2004. DOI: < https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000200002 >.

PORTELA, Thalita Regina de Oliveira. Construção de gênero nas aulas de educação física: análises a partir de relatos de experiência apresentados no CONBRACE. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) . Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12897/1/thalitareginadeoliveiraportela.pdf>.Acesso em: 27 de nov. 2022.

SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SANTOS, Ivan Luís dos. A tematização e a problematização no currículo cultural da Educação Física. 2016. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.gpef.fe.usp.br/teses/ivan_01.pdf>. Acesso em: 27 de nov. 2022.

SOUZA FILHO, Moyses de. Em busca de novas territorialidades pedagógicas para a identidade da Educação Física no Ensino Médio integrado: uma perspectiva pós-crítica. 2014. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. Disponível em: . >. Acesso em: 27 de nov. 2022.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; GERALDINI, Alexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52, 2017, p. 455-478. DOI: <https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.052.DS07>.

VIEIRA, Jarbas Santos. Currículo (Rastros, Histórias, Blasfêmias, Dissoluções, Deslizamentos, Pistas). Debates em Educação. Maceió, v. 1, n. 2, 2009. Disponível em:<https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/53>. Acesso em: 27 nov. 2022.

Downloads

Publicado

23.01.2023

Como Citar

PEREIRA, Jéssica Urrutia; LEITZKE, Angélica Teixeira da Silva; ILHA, Franciele Roos da Silva. Perspectivas pós-críticas na Educação Física: articulações possíveis às metodologias ativas de ensino. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22777, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22777. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22777. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos