Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23880

Palavras-chave:

coordenação pedagógica, formação continuada do professor, práticas pedagógicas, educação infantil

Resumo

Este artigo busca identificar como as formações em serviço promovidas pela coordenação pedagógica possibilitam a qualificação da prática pedagógica no interior dos Centros de Educação Infantil. Resulta de uma pesquisa qualitativa, cujos participantes foram coordenadoras pedagógicas e professoras de doze unidades de Blumenau/SC. Para geração de dados, entrevistas narrativas foram feitas com as coordenadoras e sua documentação pedagógica foi analisada. Foram feitas rodas de conversa com as professoras das unidades em que as coordenadoras pedagógicas atuam. Os resultados evidenciam que as formações possibilitaram avanços: reflexão da prática, trabalho colaborativo, modificações no planejamento e na prática. Como desafios, os participantes apontam a permanência do coletivo de professoras, a aproximação das coordenadoras da atuação docente e a realização da tríplice função da coordenação pedagógica: articulação, formação e transformação. Recomendamos repensar as atribuições da coordenação pedagógica, destacando a função formadora, bem como sua formação e autoformação.

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Biografia do Autor

Andreia Roncaglio Geraldo, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestrado em Educação

 

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutorado em Educação

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Publicado

17.04.2023

Como Citar

GERALDO, Andreia Roncaglio; RAUSCH, Rita Buzzi. Implicações da formação continuada em serviço promovida pela coordenação pedagógica à qualificação da prática docente na Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23880, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23880. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23880. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"