Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23868

Palavras-chave:

educação física, educação infantil, planejamento de aula

Resumo

Esta pesquisa assumiu como objetivo discutir e analisar as principais questões que devem consideradas ao planejar aulas de educação física na educação infantil e se propõe a responder à seguinte pergunta: quais questões envolvem o planejamento das aulas de educação física para a educação infantil? Para isso utilizou-se como metodologia a narrativa autobiográfica no formato de relato de experiência. Os instrumentos de coleta de dados foram subsidiados pelo resgate dos portfólios elaborados durante o período de estágio, bem como a literatura científica acerca do tema. A pesquisa foi dividia em dois eixos de análise: saberes experienciais no/do/com o currículo da educação infantil e educação física e saberes experienciais sobre o planejamento didático-pedagógico das aulas. Os resultados apontam o planejamento de aula baseado nas concepções dos currículos, da escola, do professor, da aula e da criança.

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Biografia do Autor

Julia dos Santos Pereira, Universidade Vila Velha – UVV

Mestranda em Educação, PPGE, UFES/ES

Graduada em Educação Física UVV/ES

 

Julia Santos de Moraes, Universidade Vila Velha – UVV

Graduada em Educação Física

Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Universidade Vila Velha - UVV

Doutor em Educação Física

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Publicado

26.04.2023

Como Citar

PEREIRA, Julia dos Santos; MORAES, Julia Santos de; NAZÁRIO, Murilo Eduardo dos Santos. Narrativas autobiográficas sobre o planejamento das aulas de educação física na Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23868, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23868. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23868. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"