A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23008

Palavras-chave:

prevenção, abuso sexual infantil, educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar, no campo da educação, as políticas públicas direcionadas à prevenção e à proteção da criança no contexto escolar do município de Caieiras (SP). Para a realização do estudo, partimos de uma abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico a concepção de infância à luz dos estudos de Willian Corsaro, que compreende a infância como um conceito socialmente construído. Para refletirmos sobre a violência infanto-juvenil, utilizamos as concepções de Minayo que define a violência contra a criança como todo ato de omissão, seja de instituições, de pais, de parentes e de outras pessoas que possam causar danos físicos, psicológicos e sexuais às crianças e aos adolescentes. Os desafios encontrados, de acordo com a equipe gestora, foram a falta de formação dos professores e as objeções de alguns pais, quando a temática foi proposta.

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Biografia do Autor

Érica de Souza Paixão, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre 

Maria de Fátima Ramos de Andrade, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorado

 

João Clemente de Souza Neto, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutorado

Universidade Presbiteriana Mackenzie

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Publicado

09.03.2023

Como Citar

PAIXÃO, Érica de Souza; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de; DE SOUZA NETO, João Clemente. A construção de ações educativas na prevenção do abuso sexual na infância. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23008, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23008. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23008. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos