Brincar, fotografar, produzir culturas: experiências estéticas de crianças na creche
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23634Palavras-chave:
fotografias, culturas infantis, creche, criançasResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou compreender como as crianças pequenas, a partir de sua produção fotográfica, leem e comunicam o mundo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimentos metodológicos a análise de fotografias produzidas por crianças de 3 anos em uma creche municipal da Região do Grande ABC, SP e entrevistas com educadoras. Como referencial teórico, dialogou com os estudos da infância. A análise dos dados demonstra que as crianças se entregam ao ato de fotografar com alegria e empoderamento e produzem imagens que denotam curiosidade, criatividade, imaginação, sensibilidade e investigação. Suas fotografias apresentam uma leitura de mundo aberta à novidade, em que criam novos e diferentes sentidos. Contudo, verifica-se que a fotografia ainda é pouco utilizada no cotidiano educacional como forma expressiva das crianças, o que desvela a necessidade de processos formativos sobre sua importância.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Bomtempo, 2007. (Marxismo e Literatura).
ARROYO, Miguel González. O significado da infância. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 1994, Brasília. Anais [...]. Brasília: Ministério de Educação e Cultura, 1994. Online.
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas II: Rua de mão única. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a cultura. Campinas: Summus, 1984. (Novas Buscas em Educação, v. 17).
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 dez. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
CARRIERI, André. Por uma alfabetização da “câmera interna”. 2018. Disponível em: https://blog.institutosingularidades.edu.br/por-uma-alfabetizacao-da-camera-interna/ Acesso em: 10 dez. 2022.
CARRIERI, André. Professora, a câmera é o seu brinquedo! 2014. Disponível em: https://www.dialogosviagenspedagogicas.com.br/blog/professora-a-camera-e-o-seu-brinquedo Acesso em 10 dez. 2022.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As imagens na Educação Infantil: uma abordagem a partir da Cultura Visual. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 11, n. 19, jan./jul. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2009n19p26 Acesso em: 10 dez. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GOBBI, Marcia; FINCO, Daniela. Tod@s na foto: meninos e meninas fotografam o cotidiano no Assentamento Dom Tomás Balduíno. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 44-57, 2011. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/4418 Acesso em: 10 dez. 2022.
HORN, Maria da Graça Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso, 2017.
KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In: KOHAN, Walter Omar (ed.). Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004a.
KOHAN, Walter Omar. Apontamentos filosóficos para uma (nova) política e uma (também nova) educação da infância. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004. Anais [...]. Caxambu: ANPEd, 2004b. Online. Disponível em: http://27reuniao.anped.org.br/diversos/te_walter_kohan.pdf Acesso em: 12 jan. 2023.
LEITE, César Donizete Pereira. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital ‒ Unesp).
LEITE, César Donizete Pereira; CHISTÉ, Bianca. Imagens de crianças: travessias do universo infantil. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 2, p. 272-279, mai./ago. 2015. (Dossiê – Educação Especial e Psicanálise). Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/17764 Acesso em: 12 jan. 2023.
LEITE, César Donizete Pereira; LEITE, Adriana Regina Isler Pereira. Imagens como epígrafe: Imagens lúdicas de experiência infantil. Revista Aleph, Niterói, ano XI, n. 22, p. 81-96, 2014. (Dossiê – Infância e arte de brincar: educação em movimento). Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/39079 Acesso em: 12 jan. 2023.
MALAGUZZI, Lóris. História, ideias e filosofia básica. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. p. 59-104.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre o documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SILVA, Marta Regina Paulo da. Por uma educação infantil emancipatória: a vez e a voz das crianças e de suas professoras. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 58, p. 83-100, 2017. (Dossiê – Encontro sobre o poder escolar). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/12370 Acesso em: 10 dez. 2022.
SILVA, Marta Regina Paulo da; FASANO, Edson. Crianças e infâncias em Paulo Freire. In: SILVA, Marta Regina Paulo da; MAFRA, Jason Ferreira (org.). Paulo Freire e a educação das crianças. São Paulo: BT Acadêmica, 2020.
SILVA, Marta Regina Paulo da; SCHIFINO, Reny Scifoni. Leituras de mundo através de um click: infâncias e fotografia. In: DORNELLES, Leni Vieira; LIMA, Patrícia de Moraes (org.). Por uma luta em defesa dos direitos das crianças: corpo e cultura. Goiânia: Editora Vieira, 2019. E-book.
TOURINHO, Irene. Cultura Visual e escola. Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, boletim n. 9, p. 4-8, ago. 2011.
VALERIO, Viviane Graciele de Araujo. As interações e o brincar na e com a natureza: construindo uma infância desemparedada na creche. 2021. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Os autores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 256
- PDF 543