Práticas de leitura e contação de histórias: potencializando o desenvolvimento de atitudes leitoras na infância
DOI:
https://doi.org/10.5585/43.2023.23904Palavras-chave:
educação infantil, leitura, contação de histórias, mediaçãoResumo
A proposta de vivências com contação de histórias e leitura associadas às estratégias de compreensão, demonstram que desde cedo, as crianças podem ativar estratégias que contribuem para o desenvolvimento de atitudes leitoras. Este artigo está vinculado aos resultados finais de uma pesquisa de Pós Graduação em Educação, Stricto Sensu (Doutorado), e, para esse texto, pretende-se apresentar e discutir os resultados de um questionário de autorrelato realizado com 71 professores que atuam na Educação Infantil, por meio do qual os participantes foram solicitados a responder perguntas fechadas relacionadas a ações que realizam ou não para mobilizar estratégias de compreensão nos momentos de leitura e/ou contação de histórias, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas que utilizam estratégias de compreensão na infância podem ser um diferencial positivo na formação de atitudes leitoras desde a Educação Infantil.
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