Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23938

Palavras-chave:

docência, metacognição, Educação Infantil, experiências metacognitivas, habilidades metacognitivas

Resumo

Apoiando-se na abordagem metacognitiva para buscar entender os processos elaborados por professores/as da Educação Infantil durante as vivências escolares no ensino virtual, este artigo teve o objetivo de investigar quais elementos metacognitivos estiverem presentes no trabalho docente e quais transformações pessoais e profissionais aconteceram. Utilizou-se da pesquisa qualitativa, realizando um Grupo Focal com a participação de seis professoras da Educação Infantil da rede pública e da Análise Textual Discursiva para tratar os dados. Após a interpretação, identificaram-se três categorias, sendo a categoria “Relação entre a tecnologia e a formação docente” apresentada aqui. Os resultados apontaram que as docentes, além de utilizarem e avaliarem o próprio repertório de conhecimentos, precisaram adquirir novos conhecimentos a partir de experiências e habilidades metacognitivas, incluindo tanto aspectos cognitivos – tarefas específicas de conhecimento e julgamentos de aprendizagem, planejamentos e avaliação de resultados; quanto aspectos afetivos – sentimentos de dificuldade, estimativa de esforço e correção de soluções.

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Biografia do Autor

Eliane Vanderlei Ferreira, Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Especialista

 

Welington Francisco, Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Pós-Doutor

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Publicado

26.04.2023

Como Citar

FERREIRA, Eliane Vanderlei; FRANCISCO, Welington. Docência durante a pandemia de COVID-19: aspectos metacognitivos de professoras da Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23938, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23938. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23938. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"