A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23816

Palavras-chave:

educação infantil, conhecimento do professor, matemática, práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo aborda o trabalho do professor de Educação Infantil com a matemática nessa fase de ensino. A questão norteadora é: como os professores de Educação Infantil trabalham com a Matemática nessa fase de ensino? Seu objetivo é perceber de que forma a Matemática é trabalhada na Educação Infantil. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados analisados foram captados a partir de respostas a um questionário contendo perguntas voltadas às práticas desenvolvidas com as turmas dos professores participantes de um curso de extensão de forma online. A análise ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Dentre os resultados obtidos, destaca-se a predominância de práticas que contemplam jogos diversos e o conhecimento matemático relativo à contagem, valorizando-se a oralidade.

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Biografia do Autor

Cibelli Batista Belo, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutoranda em Educação em Ciências e em Matemática

 

Tania Teresinha Bruns Zimer, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Educação

 

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Publicado

06.04.2023

Como Citar

BELO, Cibelli Batista; ZIMER, Tania Teresinha Bruns. A Matemática na prática dos professores de Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23816, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23816. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23816. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"