Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23895

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, Educação Infantil, práticas pedagógicas

Resumo

As discussões sobre o ensino da leitura e da escrita no contexto da Educação Infantil revelam posicionamentos distintos, indicando práticas diversificadas que variam de acordo com as concepções teóricas que fundamentam o trabalho pedagógico nessa fase escolar. O presente artigo apresenta parte de uma pesquisa teórica de pós-doutoramento desenvolvida entre os anos de 2020 e 2022 que objetivou analisar o percurso legal e científico do processo de consolidação da Educação Infantil como parte da Educação Básica, na última década, assim como a construção de sua identidade como espaço de aprendizado sistematizado, direcionado à formação e ao desenvolvimento da criança, com ênfase nas práticas de Letramento, Alfabetização e Ludicidade. O objetivo principal do artigo é dialogar sobre os conceitos de alfabetização e letramento e possibilidades de explorar tais processos no universo da Educação Infantil, por meio de um trabalho pedagógico que valorize o brincar como atividade principal da infância.

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Biografia do Autor

Aline Juliana Oja Persicheto, Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP

Doutora em Educação para a Ciência

 

Marcia Cristina Argenti, Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP FCLAr

Livre-docente em Estudos da Infância

 

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Publicado

17.04.2023

Como Citar

OJA PERSICHETO, Aline Juliana; ARGENTI, Marcia Cristina. Diálogos sobre alfabetização e letramento no universo da Educação Infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23895, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23895. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23895. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"