Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23899

Palavras-chave:

coordenador pedagógico, Educação Infantil, formação de professores, teoria histórico-cultural

Resumo

Este artigo discute o trabalho de coordenação pedagógica na Educação Infantil, a partir da análise das concepções de uma coordenadora pedagógica de uma escola da infância sobre a organização do trabalho pedagógico a ser realizado nessa etapa da Educação Básica. O referencial teórico e o método da pesquisa fundamentam-se na teoria histórico-cultural. Como resultados destaca-se que as principais concepções que fundamentavam o trabalho da coordenadora pedagógica baseavam-se nos conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, currículo, planejamento, organização do tempo, espaços, atividades e materiais e sobre o envolvimento da família. Conclui-se que tais concepções reverberam na organização do trabalho pedagógico das professoras e possibilitam a realização de práticas intencionalmente organizadas, que consideram as crianças em seus processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento.

 

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Biografia do Autor

Livia Maria Oliveira dos Santos Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em educação

 

Sônia Regina dos Santos Teixeira, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Psicologia

 

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Publicado

27.04.2023

Como Citar

SILVA, Livia Maria Oliveira dos Santos; TEIXEIRA, Sônia Regina dos Santos. Concepções de uma coordenadora pedagógica sobre a organização do trabalho pedagógico na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23899. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23899. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"