A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23627

Keywords:

história em quadrinhos, letramento, literatura

Abstract

Tem como objetivo compreender o processo de alfabetização, letramento e formação de leitores na perspectiva da transposição didática da literatura clássica em história em quadrinhos para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Adotamos a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes crianças de uma turma de educação infantil. As atividades relacionadas com a obra clássica “Os Miseráveis” nos proporcionaram compreender que o processo de letramento foi bem percebido durante a realização das atividades. Esse processo foi significativo para que as crianças ampliassem o seu conhecimento de mundo. A pesquisa evidenciou também que a partir das atividades realizadas na leitura da obra literária, a maioria dos alunos se encontra em um nível de letramento acima do que se espera para sua faixa etária.

Downloads

Author Biographies

Artenizia Leonel Dias, Universidade Federal do Tocantins – UFT

Mestra em Educação

 

Gustavo Cunha de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT

Doutor em Educação

 

References

ARAÚJO, G. C. O letramento estético na consolidação dos processos de leitura e escrita de educandos jovens e adultos da Educação do Campo. Tese (Doutorado Em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP, Marília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-iniciais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades Acesso em 02 de maio de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa – 5ª a 8ª Séries. Brasília, 1998.

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul. São Paulo: Duas Cidades, 2011.

CHEVALLARD, Y. La transpositiondidactique: dusavoirsavantausavoirenseigné. Paris: La PenseeSauvage, 1991.

COSSON, R. Letramento Literário: uma localização necessária. Letras & Letras. v. 31, n. 3 jul./dez. 2015. https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-11

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. 2ª reimpressão, São Paulo: Contexto, 2012.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 10 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

KLEIMAN, A. B. Introdução: O que é letramento? Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In KLEIMAN, A. B. (Org.). Os significados do letramento. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: RÖSING, T. M. K; ZILBERMAN, R. (Orgs.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr., 2004. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

SOARES, M. Letramento e Escolarização. In: Pedagogia Cidadã: Cadernos de Formação – alfabetização. São Paulo: UNESP, 2004.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 4 ed. Belo Horizonte:

Autêntica, 1998.

VEGUEIRO, W. et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Contexto, 2010.

VERGUEIRO, W. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014.

Published

2023-04-05

How to Cite

DIAS, Artenizia Leonel; ARAÚJO, Gustavo Cunha de. A formação de leitores via Transposição Didática em quadrinhos: análise da obra literária “Os Miseráveis” de Victor Hugo. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23627, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23627. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23627. Acesso em: 20 may. 2025.

Issue

Section

Artigos
Views
  • Abstract 241
  • PDF (Português (Brasil)) 185