Violência sexual e literatura infantil: uma ferramenta pedagógica de proteção contra as violações de direitos das crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23892

Palavras-chave:

violência sexual, criança, educação sexual, práticas

Resumo

A violência sexual contra crianças vem ocorrendo de maneira recorrente em nossa sociedade, atingindo os níveis sociais, independente de classe, cor, credo, gênero, embora existam os atenuantes, esse público é muito vulnerável. Assim, o presente manuscrito analisa sobre as práticas pedagógicas em discutir o assunto acerca da violência sexual, por meio da literatura infantil. Para atingirmos o objetivo, utilizamo-nos de pesquisa bibliográfica, documental e de campo buscando fomentar o debate e o aprofundamento sobre a violência sexual contra crianças a partir da visão de gestores/as dos Centros Municipais de Educação Infantil da cidade de Manaus/AM, em uma perspectiva qualitativa de análise. Verificamos que nas escolas pesquisadas há desconhecimento de literatura infantil – e até mesmo lei – que possibilita a discussão e as práticas de proteção e enfrentamento à violência sexual, para empoderar as crianças na idade pré-escolar, e pelo desconhecimento não utilizam a literatura infantil como uma ferramenta pedagógica.

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Biografia do Autor

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestra em Educação

 

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Doutor em Educação

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Publicado

17.04.2023

Como Citar

MATOS, Rosana Trindade de; OLIVEIRA, Márcio de. Violência sexual e literatura infantil: uma ferramenta pedagógica de proteção contra as violações de direitos das crianças. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23892, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23892. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23892. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"