Alfabetização de pessoas jovens e adultas e a vocação ontológica para o ser mais: o que nos diz o pensamento de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23173

Palavras-chave:

alfabetização de pessoas jovens e adultas, vocação ontológica para “ser mais”, ideário Freiriano

Resumo

Trata-se de um estudo bibliográfico que caminha por uma abordagem de natureza qualitativa em que refletimos acerca da vocação ontológica para o “ser mais”, defendida por Paulo Freire. Para tanto, percorremos a perspectiva pedagógica de alfabetização para pessoas jovens e adultas, afirmando que essa premissa permite que os sujeitos sejam (re)criadores e que se (re)façam como seres de autonomia. O trabalho ancora-se à luz do pensamento de Freire (1979, 2009), Ana Freire (2014) e Hanh (2021). Entendemos que o decurso da alfabetização, afinado com o estatuto ontológico, propicia aos educandos/as condições que lhes oportunizarão reconhecerem-se como sujeitos e, assim, desvelarem a consciência no sentido de iniciarem o rompimento com as forças opressoras que concorrem para que não sejam “seres mais”. No entanto, para que esse ciclo se complete e a proposta se concretize como libertadora, é necessário que educandos/as e educadores/as alcancem a conscientização e a humanização, compreendendo, que o/a opressor/a também não é livre.

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Biografia do Autor

Oséias Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestrando em Educação

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Edinólia Lima Portela, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutora em Educação

 

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Publicado

28.03.2023

Como Citar

DA SILVA, Oséias Lima; PORTELA, Edinólia Lima. Alfabetização de pessoas jovens e adultas e a vocação ontológica para o ser mais: o que nos diz o pensamento de Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23173, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23173. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23173. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos