A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22880

Palavras-chave:

CEU Butantã, arquitetura escolar, apropriação, inclusão social

Resumo

Este artigo objetiva externar como a concepção dos espaços arquitetônicos do complexo educacional, esportivo, social e cultural, CEU Butantã, da cidade de São Paulo, impulsiona processos de apropriação e práticas de inclusão social. Discorre sobre as matrizes do campo da educação que inspiraram o projeto e emprega a metodologia de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças que estudam na unidade educacional EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), para a verificação proposta. Faz parte da pesquisa, iniciada em 2018 e em andamento, intitulada “Lidando com Novos Espaços: Crianças e Adolescentes na Apropriação do Complexo Arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo, Brasil)”, em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), Alanus University Of Arts And Social Sciences e Siegen (Alemanha).

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Biografia do Autor

Ingrid Hötte Ambrogi, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutora em História Social 

 

Lucia Helena Polleti Bettini, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutora em Direito

 

Rosana Maria Pires Barbato Schwartz, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Doutora em História

 

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Publicado

23.01.2023

Como Citar

AMBROGI, Ingrid Hötte; POLLETI BETTINI, Lucia Helena; SCHWARTZ, Rosana Maria Pires Barbato. A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22880, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22880. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22880. Acesso em: 8 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
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