A concepção arquitetônica do Centro de Educação Unificado (CEU) Butantã impulsionando processos de apropriação e práticas de inclusão social

Ingrid Hötte Ambrogi, Lucia Helena Polleti Bettini, Rosana Maria Pires Barbato Schwartz

Resumo


Este artigo objetiva externar como a concepção dos espaços arquitetônicos do complexo educacional, esportivo, social e cultural, CEU Butantã, da cidade de São Paulo, impulsiona processos de apropriação e práticas de inclusão social. Discorre sobre as matrizes do campo da educação que inspiraram o projeto e emprega a metodologia de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças que estudam na unidade educacional EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), para a verificação proposta. Faz parte da pesquisa, iniciada em 2018 e em andamento, intitulada “Lidando com Novos Espaços: Crianças e Adolescentes na Apropriação do Complexo Arquitetônico do CEU Butantã (São Paulo, Brasil)”, em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), Alanus University Of Arts And Social Sciences e Siegen (Alemanha).


Palavras-chave


CEU Butantã; arquitetura escolar; apropriação; inclusão social

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DOI: https://doi.org/10.5585/43.2023.22880

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