Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23982

Palavras-chave:

educação infantil, ensino fundamental, supervisão escolar, transição

Resumo

 Apresentamos neste artigo um recorte da nossa dissertação de mestrado defendida em outubro de 2022. O objetivo foi compreender como a supervisão escolar pode contribuir para a articulação no processo de transição das crianças entre a educação infantil e o ensino fundamental.  A pesquisa ocorreu em duas unidades da Rede Municipal de São Paulo, sendo uma de educação infantil e outra de ensino fundamental. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados: versões de sentido escritas pelos participantes, registros dos encontros realizados pela supervisora/pesquisadora e entrevistas com os professores, coordenadoras pedagógicas e diretora. Os dados coletados apontam que a supervisão escolar exerce papel de: articulador entre as duas etapas, formador da equipe gestora, além de orientar e acompanhar as ações de articulação, a expedição e o tratamento que são dados à documentação pedagógica no processo de transição. 

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Biografia do Autor

Luciana Ramalho Santana Mandu, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Mestra em Educação

Lígia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Doutora em Educação

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Publicado

28.03.2023

Como Citar

MANDU, Luciana Ramalho Santana; VERCELLI, Lígia de Carvalho Abões. Contribuições da supervisão escolar na transição das crianças da educação infantil ao ensino fundamental. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23982, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23982. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23982. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 43 "Educação Infantil: políticas públicas, práticas pedagógicas e formação de professores"