Concepções sobre aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais de uma equipe do ensino médio e técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.22971

Palavras-chave:

competência socioemocional, docentes, Base Nacional Comum Curricular, ensino médio, valores morais

Resumo

Ao se referir às habilidades cognitivas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca a preocupação com as Competências Socioemocionais (CSEs) pois apenas a habilidade cognitiva prevaleceu por muito tempo no processo de ensino, porém não instrumentaliza os docentes para o desenvolvimento dessas competências. Este artigo apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa com delineamento descritivo explicativo, cujo objetivo foi analisar as concepções dos docentes sobre aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais para a construção da autonomia intelectual e moral de alunos do ensino médio de uma escola técnica. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com professores, utilizando a Análise Textual Discursiva na interpretação dos dados. Os resultados apontam a importância da formação continuada docente voltada para a educação em valores subsidiando a construção das aprendizagens socioemocionais, pois os docentes sentem dificuldades no desenvolvimento do trabalho pedagógico planejado e intencionado, havendo uma lacuna formativa.

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Biografia do Autor

Giovana Brito Bertolini Firmino, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Mestre em Educação

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Pós-doutorado em Educação

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Publicado

09.03.2023

Como Citar

FIRMINO, Giovana Brito Bertolini; DIAS, Carmen Lúcia. Concepções sobre aprendizagem socioemocional e a construção de valores morais de uma equipe do ensino médio e técnico. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e22971, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.22971. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22971. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos