Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23005

Palavras-chave:

ensino remoto, estágio curricular, formação de professores

Resumo

O estudo teve como objetivo identificar as lacunas e as potencialidades do Estágio na formação de professores de Educação Física em tempos de pandemia. Trata-se de um estudo de caso, sendo descritivo e qualitativo. Participaram dez estudantes de licenciatura em Educação Física de uma universidade pública do estado do Ceará. Foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado on-line através da plataforma Google Forms. Como aporte teórico-metodológico, consideramos especialmente os estudos de Ghedin, Oliveira e Almeida (2015), Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). Evidenciamos como lacunas, a baixa comunicação entre a universidade formadora e a escola-campo, a inviabilidade de atender à proposta pedagógica de Estágio em virtude do calendário acadêmico, a escassez de materiais didático-metodológicos e o acesso à internet fixa e de qualidade. Como potencialidades, os estagiários elencaram, por exemplo, o contato com as ferramentas tecnológicas digitais e a melhoria nas tomadas de decisão diante dos desafios do processo de ensino-aprendizagem.

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Biografia do Autor

Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutor em Educação (UECE)

 

Lucas Souza Silva, Universidade Regional do Cariri – URCA

Licenciatura em Educação Física

 

Antonio Germano Magalhães Junior, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutor em Educação (UFC)

 

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Publicado

09.03.2023

Como Citar

DE MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso; SILVA, Lucas Souza; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. Experiências formativas no Estágio Curricular em Educação Física: ensino remoto emergencial. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23005, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23005. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos