Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/43.2023.23175

Palavras-chave:

formação continuada, educação sexual emancipatória, Paulo Freire, educação infantil

Resumo

Este artigo tem em vista refletir sobre a categoria formação continuada de professoras/es a partir dos pressupostos da categoria educação emancipatória numa perspectiva freireana e suas interfaces com a Educação Sexual no cotidiano da Educação Infantil. O artigo possibilita subsidiar uma ampliação de estudos desses fundamentos teóricos sobre a temática que é eixo de um projeto de dissertação em andamento de um dos autores. A metodologia para dar luz ao texto foi a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de algumas obras de Paulo Freire e em artigos de outras/os autoras/es que tratam de temas freireanos, formação continuada e Educação Sexual emancipatória. Para reflexões finais, foi possível observar que Paulo Freire, aponta para as possibilidades de auxiliar em processos de educação emancipatória de formação continuadas de professoras/es junto as interfaces com projetos intencionais de Educação Sexual emancipatória em processos de busca constante da sua transformação, porque acreditamos que o SER ainda é inacabado dentro desse processo de vida e de produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

Leandro Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Mestrando em Educação

Sonia Maria Martins de Melo, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutora em Educação

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Publicado

31.01.2023

Como Citar

ANTUNES, Leandro; MELO, Sonia Maria Martins de. Reflexões sobre a formação continuada de professoras/es e suas interfaces com a educação sexual no cotidiano da educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 43, p. e23175, 2023. DOI: 10.5585/43.2023.23175. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23175. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos