Sobre a noção de competência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.5585/42.2022.23183Palavras-chave:
pedagogia freireana, competência, docênciaResumo
Dentro de um debate recente sobre as competências na educação, o presente ensaio tem como objetivo geral discutir o conceito de competência do professor, na perspectiva de Paulo Freire, e suas aproximações com o modo como vem sendo utilizado na educação (pelo Ministério da Educação) e no mundo do trabalho. Além disso, também se propõe a: i) apresentar o histórico e as diferentes conceituações do termo competência no mundo do trabalho e na educação; e ii) situar a perspectiva de Paulo Freire sobre competência docente, diferenciando-a do termo usado no mundo do trabalho ou mesmo em documentos oficiais do MEC. Enquanto metodologia de pesquisa, este ensaio apresentará os conceitos a partir de diferentes abordagens, cotejando relações, comparações e aspectos importantes para refletirmos o fazer docente. Como discussões provenientes do ensaio, percebemos certa incompatibilidade entre a visão técnica e instrumental de competência utilizada no mundo do trabalho ao ser comparada à proposta humanista, afetiva e dialógica de Freire. A visão mais técnica de competência parece não considerar saberes tácitos e relevantes para a formação cidadã de quem aprende, já que nem sempre tais saberes são mensuráveis ou produtivos. Nesse sentido, entendemos valer a pena discutir tais incompatibilidades no âmbito da prática escolar.
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