Sobre a noção de competência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23183

Palavras-chave:

pedagogia freireana, competência, docência

Resumo

Dentro de um debate recente sobre as competências na educação, o presente ensaio tem como objetivo geral discutir o conceito de competência do professor, na perspectiva de Paulo Freire, e suas aproximações com o modo como vem sendo utilizado na educação (pelo Ministério da Educação) e no mundo do trabalho. Além disso, também se propõe a: i) apresentar o histórico e as diferentes conceituações do termo competência no mundo do trabalho e na educação; e ii) situar a perspectiva de Paulo Freire sobre competência docente, diferenciando-a do termo usado no mundo do trabalho ou mesmo em documentos oficiais do MEC. Enquanto metodologia de pesquisa, este ensaio apresentará os conceitos a partir de diferentes abordagens, cotejando relações, comparações e aspectos importantes para refletirmos o fazer docente. Como discussões provenientes do ensaio, percebemos certa incompatibilidade entre a visão técnica e instrumental de competência utilizada no mundo do trabalho ao ser comparada à proposta humanista, afetiva e dialógica de Freire. A visão mais técnica de competência parece não considerar saberes tácitos e relevantes para a formação cidadã de quem aprende, já que nem sempre tais saberes são mensuráveis ou produtivos. Nesse sentido, entendemos valer a pena discutir tais incompatibilidades no âmbito da prática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Miyuki Hashizume, Universidade Metodista de São Paulo – UMESP

Doutora em Psicologia

Carla Rossana de Araujo Torres Nogueira, Instituto Federal da Paraíba – IFPB

Doutora em Psicologia

Referências

BITENCOURT, C. C. A gestão de competências Gerenciais – a contribuição da aprendizagem organizacional. 320f. Tese. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil), 2001.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson., 2002

BOYATZIS, R. The competent manager: A model of effective performance. New York: Wiley, 1982.

BROWN, D. The role of work and cultural values in occupational choice, satisfaction, and success: A theoretical statement. Journal of Counseling and Development, v. 80, p. 48-56, 2002.

BURGESS, C. Managerial competencies for U.K. hotel financial controllers: Are they hospitality managers or accountants? Journal of Hospitality Financial Management, v. 25, n. 1, p. 27-43.

CENTRO EUROPEU PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Glossário,2008.

FAYOL, H. Administration Industrielle et générale. Bulletin de la societé del Industrie Minérale,1919.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 14a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Educação e Mudança. 3a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Quefazer: teoria e prática em educação popular. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: Convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. 2a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

LASSANCE, M. C. P.; SARRIERA, J. C. Saliência do papel de trabalhador, valores de trabalho e desenvolvimento de carreira. Rev. bras. orientac. prof., v. 13, n. 1, 2012.

LE BOTERF, G. Construire la competence collective de lémprise. Gestion, v. 22, n. 3, 1997.

MATURANA, H.; YANEZ, X. D. Habitar humano em seis Ensaios de biologia-cultural. São Paulo: Palas Athena, 2009.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana.. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MCCLELLAND, D. C. Testing for competence rather than intelligence. American Psychologist, n. 28, p. 1-4,1973.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/introduc.pdf>. Acesso em: 30 out. 2022.

MEC/CONSED/UNDIME. Base Nacional Comum Curricular . Educação é a Base. Brasília, DF:.Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 30 out. 2022.

MINTZBERG, H. The nature of managerial work. New York: Harper Collins,1973.

MINTZBERG., H. Managing: Desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre Bookman, 2010.

MINTZBERG, H. Managing. Oakland: Berrett-Koehler Publishers, 2011.

MINTZBERG, H. Simply managing: What managers do and can do better. Oakland: Berrett-Koehler Publishers, 2013.

MINTZBERG, H. Simply managing. Business Contact,2014.

MINTZBERG, H.; VIANA, A. B. El CEO más peligroso: Y otros cuentos para directivos. Espanha: Conecta, 2019.

PARRY, S. The quest for competencies. Training, v. 33, n.7, p. 48-54,1996.

PERRENOUD, P. Construire des Compétences, est-ce tourner le dos aux savoirs? Pédagogiecollégiale, v. 12, n. 3,1999.

PIAGET, J. Seis lições sobre psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1999 .

RUAS, R. Módulo: Consolidação, aplicação e apropriação do treinamento. Porto Alegre: SEBRAE/RS, CEPA/UFRGS, NADE, 1998.

RUAS, R. Gestão das competências gerenciais e a aprendizagem nas organizações. Porto Alegre: EA/PPGA/UFRGS, 1999.

RUAS, R. A atividade gerencial no século XXI e a formação de gestores: Alguns nexos pouco explorados. REAd: Revista eletrônica de administração, v. 6, n. 3, 2000.

RUAS, R. Desenvolvimento de Competências Gerenciais e Contribuição da Aprendizagem Organizacional. In: FLEURY, M. R. L.; OLIVEIRA, M. M., Jr.(Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: Integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

SANDBERG, J. Human competence at work. Göteborg: BAS,1996.

SUPER, D. E. Values: Their nature, assessment, and practical use. In: SUPER, D. E.; SVERKO, B. (Eds.). Life roles, values, and careers - International findings of the Work Importance Study. San Francisco: Jossey Bass, 1995, p. 54-61.

TAMAYO, A. Valores organizacionais. In: SIQUEIRA, M. M. M. (Org.). Medidas do comportamento organizacional: Ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VYGOSTKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo. Martins Fontes, 1984

VYGOSTKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1987.

ZARIFIAN, P. Objetivo competência: Por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.

Downloads

Publicado

16.12.2022

Como Citar

HASHIZUME, Cristina Miyuki; NOGUEIRA, Carla Rossana de Araujo Torres. Sobre a noção de competência na educação e no mundo do trabalho: aproximações com a perspectiva de Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23183, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23183. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23183. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”