O desafio da intersetorialidade como promoção da qualidade na educação infantil em Campinas (SP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.23683

Palavras-chave:

intersetorialidade; qualidade; educação infantil; políticas públicas

Resumo

O estudo apresenta a relação entre as políticas intersetoriais e a construção da qualidade da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Campinas (SP). As políticas intersetoriais vem, gradativamente, ganhando mais espaço na educação infantil. Em Campinas constata-se, por meio do projeto político pedagógico das unidades escolares, a perspectiva de efetivação de ações intersetoriais. Já o Programa “Primeira Infância Campineira (PIC) propõe a efetivação de políticas para a infância de forma intersetorial. Para a realização deste estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa, sendo que a produção de material empírico ocorreu por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que o tema intersetorialidade tem sido abordado de diferentes formas, prevalecendo a concepção de articulação de saberes e experiências para alcançar resultados sinérgicos em operações complexas e que, no que diz respeito à educação infantil, a intersetorialidade tem sido proposta como forma de combate à pobreza em políticas de caráter compensatório, mas que pode contribuir com a construção da qualidade da educação infantil na medida em que promove uma interação com o território e com os atores sociais nele presente.

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Biografia do Autor

Mônica Piccione Gomes Rios, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Puc – Campinas

Doutora em Educação

Aline Bernardineli Olini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Puc – Campinas

Mestre em Educação

 

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Publicado

03.08.2023

Como Citar

PICCIONE GOMES RIOS, Mônica; BERNARDINELI OLINI, Aline. O desafio da intersetorialidade como promoção da qualidade na educação infantil em Campinas (SP). Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e23683, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.23683. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23683. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos