Inclusão e formação inicial docente em Educação Física: uma análise curricular

uma análise curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.23711

Palavras-chave:

formação inicial de professores; Educação Física; inclusão; currículo

Resumo

A formação inicial docente envolve a capacitação e qualificação para o trabalho na área educacional, abordando diversas temáticas que perpassam o processo de ensino escolar. Assim, pesquisamos nos currículos de alguns cursos de graduação em Educação Física (EF) do Brasil, para identificarmos quais as disciplinas são ministradas nestes cursos relacionadas a EF na perspectiva inclusiva. De posse dos dados levantados no site do E-MEC, partimos para a pesquisa das disciplinas que compõe a matriz curricular dos cursos de Licenciatura em Educação Física selecionados. Ao final de nossas análises verificamos que o currículo de formação das Instituições de Ensino Superior em destaque, ainda precisam ser [re]pensados no que se refere à elaboração de suas matrizes curriculares, no intuito de contemplar uma formação mais sólida do acadêmico que irá atuar no ensino regular e que estará exposto aos possíveis enfrentamentos institucionais envolvendo a diversidade e a inclusão escolar dos alunos com deficiência.

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Biografia do Autor

Willian Campos Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFT

Mestre em Educação

 

 

Gustavo Henrique Gonçalves, Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP

Mestre em Saúde e Educação

 

Rogério de Melo Grillo, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Doutor em Educação Física

 

 

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Publicado

12.07.2024

Como Citar

AMORIM, Willian Campos; GONÇALVES, Gustavo Henrique; GRILLO, Rogério de Melo. Inclusão e formação inicial docente em Educação Física: uma análise curricular: uma análise curricular. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e23711, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.23711. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23711. Acesso em: 29 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos