Programa temas emergentes e ensino híbrido para Educação básica: ações educacionais no contexto do ensino remoto emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.23932

Palavras-chave:

ensino híbrido, formação de professores, Educação básica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo relatar e analisar as experiências do programa de extensão “Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica” desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com sessenta e seis Secretarias Municipais de Educação dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Partindo de uma abordagem qualitativa, apresenta-se as ações desenvolvidas no ano de 2021 para capacitar, instrumentalizar e qualificar professores e demais profissionais da educação básica. Durante seu desenvolvimento, o programa, diante de um período de muitas restrições impostas pelo COVID-19, foi fundamental para reflexão sobre diferentes temas emergentes e instrumentalização em diferentes tecnologias digitais. Assim, conclui-se que, ao viabilizar o desenvolvimento de Fluência Tecnológico-Pedagógica aos professores e demais profissionais que atuam nas escolas da educação básica, o mesmo atendeu às novas demandas advindas da pandemia, contribuindo para a igualdade social. 

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Biografia do Autor

Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Informática na Educação

 

Rosiele Oliveira da Encarnação, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em

Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

 

Raiane da Rosa Dutra, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em

Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

 

Liziany Müller, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Agronomia

 

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

DA ROCHA SCHNEIDER, Daniele; OLIVEIRA DA ENCARNAÇÃO, Rosiele; DA ROSA DUTRA, Raiane; MÜLLER, Liziany. Programa temas emergentes e ensino híbrido para Educação básica: ações educacionais no contexto do ensino remoto emergencial. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e23932, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.23932. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23932. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias