Formação de professores no ensino remoto emergencial: desafios, limitações e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.23957

Palavras-chave:

ensino remoto emergencial, formação de professores, qualidade na educação superior

Resumo

Este trabalho analisa a formação inicial de estudantes em cursos de licenciaturas de uma instituição federal no Estado de São Paulo durante o ensino remoto emergencial e problematiza suas condições de estudo, bem como suas opiniões sobre a qualidade do processo de ensino-aprendizagem durante o período de pandemia de COVID-19, no qual as aulas presenciais foram paralisadas. Os dados foram coletados a partir de um questionário semiestruturado respondido por 104 estudantes. Os dados das questões fechadas foram tratados estatisticamente e aqueles das questões abertas categorizados segundo análise de conteúdo temática. As análises permitiram vislumbrar limitações institucionais no enfrentamento dos desafios em relação ao ensino remoto, dificuldades pedagógicas e tecnológicas do corpo docente e barreiras socioeconômicas que limitaram o engajamento dos estudantes nos estudos.

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Biografia do Autor

Marta Fernandes Garcia, Instituto Federal de Educação de São Paulo – IFSP

Doutora em Educação

 

Cássio Ricardo Fares Riedo, Centro Universitário Fundação Santo André – CUFSA

Doutor em Educação

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

GARCIA, Marta Fernandes; RIEDO, Cássio Ricardo Fares. Formação de professores no ensino remoto emergencial: desafios, limitações e possibilidades. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e23957, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.23957. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23957. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias