Ecologia da aprendizagem e cultura digital: a transcendência dos espaços instituídos na formação no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24016

Palavras-chave:

ecologia da aprendizagem, cultura digital, processos de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender a relação dos processos da aprendizagem formal com os variados tipos de informações e recursos educacionais disponíveis na internet. De abordagem qualitativa, e adoção da metodologia observação participante, a pesquisa foi realizada com 15 estudantes de educação superior, da Universidade Federal de Mato Grosso. Com suporte na teoria histórico-cultural, os achados da investigação foram analisados e revelaram que os estudantes reorganizam seus processos de aprendizagem por diferentes ecologias de aprendizagem, a partir do uso da internet e seus recursos, como vídeos, sites e textos digitais. A interação ocorre, em grande medida, por aplicativos de mensagens e interação on-line, e as práticas de estudo se consolidam estreitamente pela relação mediadora das tecnologias. Assim, os resultados indicam que os estudantes transbordam a sala de aula e transcendem os conteúdos recebidos pelos professores, sendo um movimento fluído do ciberespaço e característico da cultura digital. 

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Biografia do Autor

Rosana Abutakka Abutakka Vasconcelos dos Anjos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutora em Educação

 

Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Doutora em Educação

 

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

ABUTAKKA VASCONCELOS DOS ANJOS, Rosana Abutakka; MOROSOV ALONSO, Katia. Ecologia da aprendizagem e cultura digital: a transcendência dos espaços instituídos na formação no Ensino Superior. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24016, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24016. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24016. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias