Aprendizagem da docência na pandemia: tecnologias no exercício da profissão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24032

Palavras-chave:

professores iniciantes, ensino remoto emergencial, formação de professores, conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo

Resumo

A docência exige saberes cuja construção ocorre na formação inicial e são ampliados e ressignificados ao longo da trajetória profissional. A entrada na profissão é vivenciada pelos professores iniciantes como um período de exploração. Em 2020, o isolamento social imposto pela pandemia exigiu a mobilização de saberes para promover o processo de ensino-aprendizagem, como o uso de tecnologias, nem sempre construídos na formação inicial. O artigo parte dessas questões para mapear os saberes relacionados ao uso de tecnologias, especialmente as digitais, de professores iniciantes. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com professores de Química recém-formados, cujos dados foram coletados por meio de formulário eletrônico e entrevistas. Dentre os principais resultados, destaca-se que o início na carreira docente se configurou como um momento de sobrevivência na profissão, marcado por angústias, desconfortos, mas, também, pela incorporação, à Base de Conhecimento Docente, de saberes relacionados ao uso de tecnologias no processo educacional.

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Biografia do Autor

Jéssica Janaina Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutora em Educação

 

Luciane Penteado Chaquime, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Licencianda em Química

 

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Publicado

25.04.2023

Como Citar

LIMA, Jéssica Janaina; CHAQUIME, Luciane Penteado. Aprendizagem da docência na pandemia: tecnologias no exercício da profissão. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24032, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24032. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24032. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias