Oportunidades formativas e práxis na Cidade Educadora: a cidade como proposta curricular
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.24072Palavras-chave:
escola, currículo, Cidade Educadora, EducaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar e defender a proposta de uma aprendizagem que coloca a cidade como perspectiva que perpassa o currículo, inserindo-se no contexto de formação inicial e continuada de professores e na prática do uso dos espaços formais, não formais e informais de educação. A metodologia constitui-se de revisão sistemática de literatura, coleta e análise de dados extraídos da base de dados SciELO e Google Acadêmico, bem como do trabalho de campo realizado com professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola na cidade de Apiaí/SP. Os resultados mostram que a Cidade Educadora é uma proposta pedagógica capaz de promover a aprendizagem significativa, ao passo que oportuniza aos professores e estudantes planejarem projetos interdisciplinares, aplicá-los e aprender com eles, pois o território da aprendizagem emerge e conecta a comunidade escolar e a cidade, contribuindo para o senso de pertença ao território.
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