Educação híbrida e cultura digital: reflexões sobre docência, aprendizagem e tecnologias na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24294

Resumo

A educação, desde sua origem, passou por inúmeras transformações, adaptando-se às evoluções sociais e às mudanças culturais. Diante de uma revolução educacional impulsionada pela cultura digital e tecnologias emergentes, nos deparamos com propostas inovadoras e desafiadoras da educação, que nos levam a questionar e refletir sobre o papel da docência, da educação híbrida, da aprendizagem e das tecnologias na atualidade. É nesse contexto que apresentamos o dossiê "Educação Híbrida e Cultura Digital: Reflexões sobre Docência, Aprendizagem e Tecnologias na Contemporaneidade".

Este dossiê convida à reflexão, ao propor uma discussão profunda e abrangente acerca do papel e da interação entre educação, cultura digital e tecnologias emergentes no contexto atual. Os artigos apresentados fornecem perspectivas valiosas sobre diferentes aspectos dessa temática, incluindo a análise histórica da educação híbrida, a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento do pensamento teórico, a relevância da acessibilidade e inclusão no ensino superior, os desafios enfrentados pelos educadores no ensino remoto emergencial, a importância e necessidade da capacitação de profissionais da educação básica e a compreensão das concepções e práticas associadas à educação híbrida.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Braian Garrito Veloso, Universidade Federal de Lavras – UFLA

Doutor em Educação – UFSCar

Camila Dias de Oliveira Sestito, Universidade de São Paulo – USP

Doutora em Ciência da Computação

Cícera Aparecida Lima Malheiro, Universidade Estadual Paulista


Doutora em Educação

Claudinei Zagui Pareschi, Secretaria Municipal de Educação de Limeira, SME

Mestrado em Educação 

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

Doutor em Educação – UFMG

 

Kátia Gardênia Henrique da Rocha, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP


Doutora em Educação

Luciane Penteado Chaquime, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)


Doutora em Educação

Downloads

Publicado

25.04.2023

Como Citar

VELOSO, Braian Garrito; SESTITO, Camila Dias de Oliveira; MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima; PARESCHI, Claudinei Zagui; MILL, Daniel; ROCHA, Kátia Gardênia Henrique da; CHAQUIME, Luciane Penteado. Educação híbrida e cultura digital: reflexões sobre docência, aprendizagem e tecnologias na contemporaneidade. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24294, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24294. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24294. Acesso em: 29 mar. 2024.