Observar, Ver, Ouvir e Escutar

uma metodologia para qualificar a prática docente na creche

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25148

Palavras-chave:

Educação Física adaptada, pessoa com deficiência, inclusão

Resumo

Observar, ver, ouvir e escutar são ações que compreendem a prática educativa na creche, pois permitem que a educadora conheça suas crianças de forma mais aprofundada e assim, possa oferecer as melhores oportunidades educacionais. Com o objetivo de contribuir para a melhoria do desenvolvimento pedagógico do professor que atua na primeiríssima infância, a partir de reflexões sobre a observação das crianças, esse texto foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica em materiais de referência. A observação deve ser aprendida, uma vez que é uma ação que requer preparo. A partir da análise, discussão e reflexão dos dados obtidos pela observação das crianças é possível empreender ações de formação continuada às profissionais de creche.

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Biografia do Autor

Cinthia Magda Fernandes Ariosi, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Doutorado em Educação

 

Viviane Barrozo Manfré, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” – Faculdade de Ciências e Tecnologia

Mestrado em Educação

 

Referências

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Publicado

12.07.2024

Como Citar

ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes; MANFRÉ, Viviane Barrozo. Observar, Ver, Ouvir e Escutar: uma metodologia para qualificar a prática docente na creche. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25148, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25148. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25148. Acesso em: 29 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos