Aspectos significativos no processo formativo de Educadores para a Inclusão e Internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/47.2023.25542

Palavras-chave:

formação de professores; internacionalização; pesquisa científica em educação; políticas educacionais

Resumo

Este artigo refere-se a um diálogo das experiências dos autores com a literatura sobre “pesquisa científica”, “produção”, “conhecimento”, “internacionalização” de pesquisadores clássicos e produções substanciais para a realização de uma reflexão crítica e analítica em contexto com a pesquisa em educação. Em específico nos processos formativos de professores, seus campos de pesquisa, inclusão e internacionalização. O objetivo deste artigo se pauta em refletir, conceituar e analisar a importância e o desenvolvimento da pesquisa sobre processos formativos de professores, gestores de políticas públicas em educação, agendas internacionais e interculturalidade para a inclusão. O trabalho admite a abordagem qualitativa com foco na interpretação dos fenômenos sociais, culturais e humanos, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, traduzindo em discussão aspectos que levam ao resultado da necessidade de revisões e implementações relacionadas às pesquisas científicas em educação, internacionalização e inclusão para as políticas educacionais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cristina Miranda Dugois, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Doutoranda em Educação.

 

Klaus Junior Schlünzen, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Professor Titular

 

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Livre Docência

 

Referências

ANDRÉ, M. Desafios da pós-graduação e da pesquisa sobre formação de professores. Educação & Linguagem, São Paulo, n. 15, p. 43-59, jan./jul. 2007. DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1043/el.v10n15p43-59. Disponível em:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/156. Acesso em 02 de ago. 2023.

ANDRÉ, M. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/4. Acesso em 02 de ago.2023.

BOURDIEU, P. Science de la science et réflexivité. Cours du Collège de France 2000-2001. Paris: Raison d’Agir, 2001.

CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 136, jan./abr. 2009. Texto de palestra apresentada na abertura do 6º Colóquio de Pesquisa em Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG – em 19 de setembro de 2008 Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/mwFvbKYGDLx3RrmGxrCpGWL/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 05 de ago. 2023.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A Internacionalização na Universidade Brasileira: resultados do questionário aplicado pela CAPES. Brasília, DF, 2017e. Disponível em: Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/A-internacionalizacao-nas-IES-brasileiras.pdf. Acesso em 10 de ago. 2023.

CHARLOT, B. A Pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n.31, p.7-18, jan./abr. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt.Acesso em 05 de ago.2023.

DEWEY, J. Democracia e Educação. Introdução à Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979

DUBET, F. Pourquoi ne croit-on pas les sociologues? Éducation et Sociétés, n.9, p.13-25, 2002

DINIZ-PEREIRA, J. E. A Construção do Campo da Pesquisa Sobre Formação de Professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador [S. l.], v. 22, n. 40, p. 145–154, 2019. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194. 2013.v22.n40.p145-154. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7445. Acesso em: 07 de ago. 2023

FELDENS, M. G. F. Pesquisa em educação de professores: antes, agora e depois? Fórum Educacional, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 26-44, abr./jun. 1983. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/fe/article/view/87552/82365 . Acesso em 08 de ago. 2023

FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002. Apostila. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Apostila_de_metodologia_da_pesquisa_cien/oB5x2SChpSEC?hl=ptBR&gbpv=1&dq=.+Metodologia+da+pesquisa+cient%C3%ADfica+Fonseca&printsec=frontcover. Acesso em 08 de ago.2023.

GATTI, B. A. A Produção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações socio-político-educacionais: uma perspectiva da contemporaneidade. Caderno de Pesquisa, 113, São Paulo, julho de 2001. p. 12. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742001000200004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/VVXgbRbzwwsLTZvmYSL6M9b/?lang=pt . Acesso em 05 de ago. 2023.

GATTI, B. A. Pesquisar em educação: considerações sobre alguns pontos-chaves. Revista Diálogo Educacional. 2006 -ISSN: 1518-3483. (P.29) Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=189116275003. Acesso em: 12 fev. 2023.

GATTI, B. A. A pesquisa na pós-graduação e seus impactos na educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances. v15i16.175. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/175. Acesso em: 10 ago. 2023.

NÓVOA, A.; GANDIN, L. A.; ICLE, G.; FARENZENA, N..; RICKES, S. (2011). Pesquisa em Educação como Processo Dinâmico, Aberto e Imaginativo: uma entrevista com António Nóvoa. Educação & Realidade, 36(2). Porto Alegre. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/21170. Acesso em 11 de ago. 2023.

OLIVEIRA, C. P. l; LENUZZA, C.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Projeto UNESP, UAb e CAPES: formação de mediadores pedagógicos digitais para a educação a distância. [s.l.] : Universidade Aberta, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/10685. Acesso em: 8 nov. 2023.

PAPERT, S.; HAREL, I. Constructionism. New Jersey, Norwood: Ablex Publishing, 1991. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/dm8FKTPRGwCWYCngQKntgjN/. Acesso em jul. 2023..

PEREZ, D. J. G.; SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K. Abordagens pedagógicas nas formações on-line de profissionais da educação básica para favorecer a inclusão: uma revisão de escopo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 65, p. e24582–e24582, 2023. DOI: https://doi.org/10.5585/eccos. n65.24582. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/24582. Acesso em: 8 nov. 2023.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, k.; SANTOS, D. A. N.do.; REZENDE A. M. S. S. da; LIMA, A. V. I. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa: formação, extensão e pesquisa no Processo de Inclusão. Curitiba: Appris, 2020. p. 82.

SCHLÜNZEN, E. T. M.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SANTOS, D. A. N do. Formação de professores, uso de tecnologias digitais de informação e comunicação e escola inclusiva: possibilidades de construção de uma abordagem de formação construcionista, contextualizada e significativa. Revista Pedagógica –

UNOCHAPECÓ, Xaxim. 26 (1), 227-257, Vol 13, Nº 26, 2011. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v13i26.1272 Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1272 Acesso em 12 de jul. 2023.

UNESCO. Education 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. INCHEON, 2015. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/permalink/PN-8dba885e-62c1-4075-8e69-33c9f29a9c3d . Acesso em 20 de ago. 2023.

WILIAM, D. A avaliação formativa do desempenho do ensino. Linhas Críticas, v. 25, p. e24275-e24275, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24275 Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/24275 . Acesso em 12 de ago. de 2023

Downloads

Publicado

28.12.2023

Como Citar

DUGOIS, Rosana Cristina Miranda; SCHLÜNZEN, Klaus Junior; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Aspectos significativos no processo formativo de Educadores para a Inclusão e Internacionalização. Dialogia, [S. l.], n. 47, p. e25542, 2023. DOI: 10.5585/47.2023.25542. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25542. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

IE Conference 2023 - Ed. Esp. n. 47 “Inovação, Internacionalização e Inclusão”