Aspectos significativos no processo formativo de Educadores para a Inclusão e Internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/47.2023.25542

Palavras-chave:

formação de professores; internacionalização; pesquisa científica em educação; políticas educacionais

Resumo

Este artigo refere-se a um diálogo das experiências dos autores com a literatura sobre “pesquisa científica”, “produção”, “conhecimento”, “internacionalização” de pesquisadores clássicos e produções substanciais para a realização de uma reflexão crítica e analítica em contexto com a pesquisa em educação. Em específico nos processos formativos de professores, seus campos de pesquisa, inclusão e internacionalização. O objetivo deste artigo se pauta em refletir, conceituar e analisar a importância e o desenvolvimento da pesquisa sobre processos formativos de professores, gestores de políticas públicas em educação, agendas internacionais e interculturalidade para a inclusão. O trabalho admite a abordagem qualitativa com foco na interpretação dos fenômenos sociais, culturais e humanos, tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, traduzindo em discussão aspectos que levam ao resultado da necessidade de revisões e implementações relacionadas às pesquisas científicas em educação, internacionalização e inclusão para as políticas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Rosana Cristina Miranda Dugois, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Doutoranda em Educação.

 

Klaus Junior Schlünzen, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Professor Titular

 

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE

Livre Docência

 

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Publicado

28.12.2023

Como Citar

DUGOIS, Rosana Cristina Miranda; SCHLÜNZEN, Klaus Junior; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. Aspectos significativos no processo formativo de Educadores para a Inclusão e Internacionalização. Dialogia, [S. l.], n. 47, p. e25542, 2023. DOI: 10.5585/47.2023.25542. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25542. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

IE Conference 2023 - Ed. Esp. n. 47 “Inovação, Internacionalização e Inclusão”