Brincando e Aprendendo nas séries iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2603Palavras-chave:
Brincar, Teorias da Aprendizagem, Ensino Fundamental, Séries Iniciais.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças nas primeiras séries do ensino fundamental. Esta atividade tem papel essencial no desenvolvimento psicológico e emocional dos pequenos. Do ponto de vista de teorias da aprendizagem como a Epistemologia Genética de Piaget, a Teoria Sócio-histórica de Vygotsky e a Psicogenética de Wallon, o brincar se constitui em uma atividade de grande relevância por permitir a ampliação dos sistemas simbólicos, da linguagem, da autonomia, dentre outras competências necessárias para o desenvolvimento humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.08.2011
Como Citar
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Brincando e Aprendendo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 165–172, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2603. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2603. Acesso em: 20 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.