Brincando e Aprendendo nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Ana Carolina Biscalquini Talamoni UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2603

Palavras-chave:

Brincar, Teorias da Aprendizagem, Ensino Fundamental, Séries Iniciais.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir o papel do brincar no desenvolvimento e aprendizagem das crianças nas primeiras séries do ensino fundamental. Esta atividade tem papel essencial no desenvolvimento psicológico e emocional dos pequenos. Do ponto de vista de teorias da aprendizagem como a Epistemologia Genética de Piaget, a Teoria Sócio-histórica de Vygotsky e a Psicogenética de Wallon, o brincar se constitui em uma atividade de grande relevância por permitir a ampliação dos sistemas simbólicos, da linguagem, da autonomia, dentre outras competências necessárias para o desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Biscalquini Talamoni, UNESP

Psícóloga. Doutoranda em Educação para a Ciência, UNESP- Bauru.

Downloads

Publicado

22.08.2011

Como Citar

TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini. Brincando e Aprendendo nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 165–172, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2603. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2603. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos