Currículos estaduais nortistas reestruturados pela BNCC: estrutura e pressupostos ideológicos
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.26321Palavras-chave:
currículos nortistas, BNCC, ensino de históriaResumo
Neste artigo, pretende-se evidenciar a estrutura e as bases ideológicas dos currículos amazônicos que foram baseados na BNCC, quais sejam: as diretrizes curriculares dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Para tanto, acionamos os conceitos de poder simbólico, de Pierre Bourdieu (1989), o de currículo, de Michael Apple (2011), Ivor Goodson (1997) e Gimeno Sacristán, e o de análise de conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Constatou-se que os currículos nortistas seguem a BNCC no encaminhamento de uma ideologia neoliberal e neoconservadora, por meio das habilidades e competências, do culto ao mercado e da precarização do trabalho docente.
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