Currículos estaduais nortistas reestruturados pela BNCC: estrutura e pressupostos ideológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.26321

Palavras-chave:

currículos nortistas, BNCC, ensino de história

Resumo

Neste artigo, pretende-se evidenciar a estrutura e as bases ideológicas dos currículos amazônicos que foram baseados na BNCC, quais sejam: as diretrizes curriculares dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Para tanto, acionamos os conceitos de poder simbólico, de Pierre Bourdieu (1989), o de currículo, de Michael Apple (2011), Ivor Goodson (1997) e Gimeno Sacristán, e o de análise de conteúdo, de Laurence Bardin (2016). Constatou-se que os currículos nortistas seguem a BNCC no encaminhamento de uma ideologia neoliberal e neoconservadora, por meio das habilidades e competências, do culto ao mercado e da precarização do trabalho docente.

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Biografia do Autor

Andressa da Silva Gonçalves, Secretária Municipal de Educação (SEMED), Altamira, Pará, Brasil

Professora de História na Secretária Municipal de Educação em Altamira/PA. Doutora em Educação na Amazônia (PPHIST/UFPA) e Mestre em História Social da Amazônia (PGEDA/UFPA). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA).

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Doutora em Educação pela UFRN (2005). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAB/GERA/UFPA). Bolsista de Produtividade do CNPq 1D.

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

GONÇALVES, Andressa da Silva; COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Currículos estaduais nortistas reestruturados pela BNCC: estrutura e pressupostos ideológicos. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e26321, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.26321. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26321. Acesso em: 2 maio. 2025.

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