Estratégias pedagógicas para o ensino de matemática a alunos com transtorno do espectro autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.26834

Palavras-chave:

transtorno do espectro autista, ensino de matemática, possibilidades pedagógicas, recursos educacionais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica de docentes que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Utilizando uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, a pesquisa foi conduzida em uma Escola Pública Municipal em Amapá - AP, envolvendo professores do 3º e 4º anos, bem como a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O objetivo foi analisar as oportunidades para aprimorar a prática pedagógica nesse contexto específico. Os resultados revelaram que os professores enfrentam desafios significativos devido à falta de formação adequada e recursos para atender às necessidades dos alunos autistas. Entre os principais obstáculos identificados estão a escassez de capacitação profissional e a ausência de materiais adequados. Este estudo destaca a necessidade de investimento em formação continuada e disponibilização de recursos para promover uma educação inclusiva eficaz para alunos com TEA.

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Biografia do Autor

Claudionor de Oliveira Pastana, Universidade do Estado do Amapá – UEAP

Doutor em Ensino

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade Estadual do Amapá (UEAP)

Pós-doutor em Educação

Ielane Barata Pontes, Secretaria de Estado da Educação do Amapá – SEED

Licenciada em Matemática

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Publicado

19.12.2024

Como Citar

PASTANA, Claudionor de Oliveira; CUSTÓDIO, Elivaldo Serrão; PONTES, Ielane Barata. Estratégias pedagógicas para o ensino de matemática a alunos com transtorno do espectro autista. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e26834, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.26834. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26834. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”