Interdisciplinaridade e crise da educação a partir de um olhar autoetnográfico: o professor que veio da fábrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.27105

Palavras-chave:

autoetnografia, história de vida, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar uma visão de educação como um campo interdisciplinar, ao mesmo tempo em que constrói uma narrativa a respeito da crise na educação brasileira a partir da experiência de vida de um professor universitário na área de sociologia, que desenvolveu anteriormente uma carreira como engenheiro industrial. Caracteriza-se, assim, como uma autoetnografia, dada, entre outras, a dificuldade em se separar o sujeito do objeto de pesquisa. A crise na educação e a noção de interdisciplinaridade são apresentadas a partir de casos vividos pelo sujeito da história e procuram demonstrar como colaboraram na construção de um habitus no sentido bourdiesiano, que o faz enxergar a crise da educação como algo iniciado desde os anos 1980 e cuja solução demanda protagonismo por parte de docentes e administradores educacionais que estejam dispostos a ouvir e trabalhar de maneira interdisciplinar com os demais setores da sociedade.

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Biografia do Autor

Geovane Ferreira Gomes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor em Sociologia

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Publicado

12.12.2024

Como Citar

GOMES, Geovane Ferreira. Interdisciplinaridade e crise da educação a partir de um olhar autoetnográfico: o professor que veio da fábrica. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e27105, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.27105. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27105. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”