Narrativas autobiográficas na formação de professores-pesquisadores qualitativos na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27246

Palavras-chave:

formação docente, prática reflexiva, pesquisa qualitativa, formação de pesquisadores

Resumo

O artigo analisa o uso das narrativas autobiográficas na formação de professores-pesquisadores em Educação Física em um programa de pós-graduação stricto sensu, explorando como essas narrativas contribuem para a construção de identidades e subjetividades enquanto profissionais em processo de desenvolvimento acadêmico. A partir das experiências de quatro participantes, o estudo destaca a importância do autoconhecimento e da reflexividade na pesquisa qualitativa, alinhando-se às ideias de Paulo Freire sobre a formação crítica e emancipadora. Os resultados mostram que as narrativas autobiográficas não só promovem a reflexão sobre as trajetórias pessoais e profissionais, mas reforçam o compromisso ético e político dos sujeitos com a pesquisa e a prática pedagógica. O estudo reconhece como limitação o fato de as narrativas terem sido utilizadas como avaliação, o que pode ter influenciado a autenticidade das reflexões. Sugere-se o aprofundamento de investigações sobre essa metodologia em diferentes contextos de formação de professores-pesquisadores na pós-graduação stricto sensu.

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Biografia do Autor

Isabel Porto Filgueiras, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Doutora

 

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Doutora 

Renata Ferraz de Toledo, Universidade São Judas Tadeu - USJT

Doutora

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Publicado

29.08.2024

Como Citar

FILGUEIRAS, Isabel Porto; MARQUES, Bruna Gabriela; TOLEDO, Renata Ferraz de. Narrativas autobiográficas na formação de professores-pesquisadores qualitativos na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e27246, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27246. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27246. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 49 “Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores"