A importância da Filosofia no ensino de ciências

Autores

  • Fernando Barcellos Razuck UnB/CAPES
  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade de Brasília - UnB/FUP

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.2734

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Ciências, História da Ciência

Resumo

A Ciência se mostra cada dia mais presente na vida dos cidadãos. Entretanto, pensar a Ciência como uma construção humana vem se tornando um hábito cada vez mais raro, levando ao distanciamento da população com relação a assuntos sobre o tema. Nesse sentido, entende-se que a Filosofia tem um papel crucial no resgate da população para refletir e levar ao debate assuntos científicos que podem interferem diretamente no seu cotidiano. Dessa forma, neste artigo é discutida a importância que a Filosofia pode ter no processo de Ensino das Ciências, por entender-se que estas duas áreas de conhecimento se realcionam mutuamente. Assim, entender a Ciência e seus processos remete a entendê-la como uma construção histórica, social, cultural e filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Barcellos Razuck, UnB/CAPES

Aluno de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Educação -UnB Analista em Ci~encia e Tecnologia - CAPES Professor de Química da SEDF

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade de Brasília - UnB/FUP

Doutora em Educação (UnB); Professora do Curso de Gradução em Ciências Naturais da UnB.

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

RAZUCK, Fernando Barcellos; RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro. A importância da Filosofia no ensino de ciências. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 155–162, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.2734. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2734. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos