Robótica educacional, avanços e desafios para o ensino médio integrado ao técnico
DOI:
https://doi.org/10.5585/50.2024.27415Palavras-chave:
robótica educacional, STEAM, aprendizagem baseada em projetos, ensino médio técnico, educação públicaResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação da robótica educacional em uma escola pública de ensino médio integrado ao técnico, a Etec Albert Einstein, pertencente à rede pública de escolas técnicas do Estado de São Paulo administrada pela autarquia Centro Estadual de Educação Paula Souza, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. A experiência, caracteriza-se um recorte da tese de doutorado defendida na Universidade Nove de Júlio – UNINOVE e financiada pela FAPESP, que aborda os avanços, desafios e impacto da robótica educacional no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes dos cursos Mtec em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de caso, envolvendo a participação de gestores, professores e estudantes. Os resultados indicam que a robótica educacional, integrada à metodologia de aprendizagem baseada em projetos e à abordagem STEAM, contribui significativamente para o aprendizado construtivista dos alunos, promovendo interdisciplinaridade e inovação.
Downloads
Referências
CAMPOS, Luiz Carlos de. Aprendizagem Baseada em Projetos: uma nova abordagem para a Educação em Engenharia. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 2011, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: FURB, 2011.
CESAR, Danilo Rodrigues. Robótica Livre: Robótica Educacional com tecnologias livres. 2005. Disponível em:https://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/artigos/artigo_fisl_2005_pt_final.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
FREIRE, Paulo, 1970. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
LAVILLE, Christian.; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MATARIC, Maja. Introdução à robótica. 1. ed. Tradução Humberto Ferasoli Filho, José Reinaldo Silva, Silas Franco dos Reis Alves. São Paulo: Editora Unesp/Blucher, 2014.
NACARATO, Adair. Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 21, n. 66, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Mm8xztGfGW37CXqyVcWWDbK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2022.
PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. Brighton: The Harvester Press, 1980
PAPERT, Seymour. The children’s machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VEIGA, Janaína; WESTPHAL, Regene Brito; FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Uma Parceria Universidade / Escola na Promoção do Uso das TIC. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 2, n. 1, p. 33-46, jan./jun. 2012. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/441. Acesso em: 20 abr. 2023.
VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
WEYH, Cênio. Mudança / Transformação Social. Dicionário Paulo Freire, ed. Autentica .3 ed. 1 reimp. P. 276 Belo Horizonte MG, 2017
YIN, Robert. Case study research: design and methods. Newbury Park, Califórnia: Sage, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Romeu Afecto, Andressa Algayer da Silva Moretti, Lucimara de Sousa Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.