Robótica educacional, avanços e desafios para o ensino médio integrado ao técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27415

Palavras-chave:

robótica educacional, STEAM, aprendizagem baseada em projetos, ensino médio técnico, educação pública

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a implementação da robótica educacional em uma escola pública de ensino médio integrado ao técnico, a Etec Albert Einstein, pertencente à rede pública de escolas técnicas do Estado de São Paulo administrada pela autarquia Centro Estadual de Educação Paula Souza, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. A experiência, caracteriza-se um recorte da tese de doutorado defendida na Universidade Nove de Júlio – UNINOVE e financiada pela FAPESP, que aborda os avanços, desafios e impacto da robótica educacional no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes dos cursos Mtec em Desenvolvimento de Sistemas e Eletrônica. O estudo foi conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e estudo de caso, envolvendo a participação de gestores, professores e estudantes. Os resultados indicam que a robótica educacional, integrada à metodologia de aprendizagem baseada em projetos e à abordagem STEAM, contribui significativamente para o aprendizado construtivista dos alunos, promovendo interdisciplinaridade e inovação.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romeu Afecto, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação

Professor e Coordenador de Curso da ETEC Albert Einstein

Andressa Algayer da Silva Moretti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação  

Lucimara de Sousa Teixeira , Universidade Nove de Julho

Mestre em Gestão Educacional pela Universidade Nove de Julho, Uninove

Professora do Curso da ETEC Albert Einstein

Referências

CAMPOS, Luiz Carlos de. Aprendizagem Baseada em Projetos: uma nova abordagem para a Educação em Engenharia. In: XXXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA – COBENGE, 2011, Blumenau. Anais [...]. Blumenau: FURB, 2011.

CESAR, Danilo Rodrigues. Robótica Livre: Robótica Educacional com tecnologias livres. 2005. Disponível em:https://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/artigos/artigo_fisl_2005_pt_final.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.

FREIRE, Paulo, 1970. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

LAVILLE, Christian.; DIONNE, Jean. A construção do saber. Belo Horizonte: UFMG, 1999.

MATARIC, Maja. Introdução à robótica. 1. ed. Tradução Humberto Ferasoli Filho, José Reinaldo Silva, Silas Franco dos Reis Alves. São Paulo: Editora Unesp/Blucher, 2014.

NACARATO, Adair. Mendes. A parceria universidade-escola: utopia ou possibilidade de formação continuada no âmbito das políticas públicas? Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro. v. 21, n. 66, jul./set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Mm8xztGfGW37CXqyVcWWDbK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2022.

PAPERT, Seymour. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. Brighton: The Harvester Press, 1980

PAPERT, Seymour. The children’s machine: rethinking school in the age of the computer. New York: Basic Books, 1993.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VEIGA, Janaína; WESTPHAL, Regene Brito; FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Uma Parceria Universidade / Escola na Promoção do Uso das TIC. Revista Fluminense de Extensão Universitária, Vassouras, v. 2, n. 1, p. 33-46, jan./jun. 2012. Disponível em: https://editora.univassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/441. Acesso em: 20 abr. 2023.

VYGOTSKY, Lev. Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

WEYH, Cênio. Mudança / Transformação Social. Dicionário Paulo Freire, ed. Autentica .3 ed. 1 reimp. P. 276 Belo Horizonte MG, 2017

YIN, Robert. Case study research: design and methods. Newbury Park, Califórnia: Sage, 1984.

Downloads

Publicado

07.11.2024

Como Citar

AFECTO, Romeu; MORETTI, Andressa Algayer da Silva; TEIXEIRA , Lucimara de Sousa. Robótica educacional, avanços e desafios para o ensino médio integrado ao técnico. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27415, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27415. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27415. Acesso em: 14 dez. 2024.