Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.27419

Palavras-chave:

formação, educação STEAM, aprendizagem baseada em projetos

Resumo

STEAM é um acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo uma aprendizagem significativa e colaborativa. Essa abordagem reconhece a importância da criatividade e inovação no desenvolvimento dos alunos. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é fundamental para o STEAM, pois promove a transdisciplinaridade e conecta conceitos escolares com problemas reais. Projetos STEAM devem ser integrados e contextualizados, evitando a fragmentação do conhecimento e incentivando a investigação, criatividade e pensamento crítico. A formação docente é essencial para a implementação eficaz dessa abordagem, promovendo autonomia e autoria nos professores. Isso é crucial para formar cidadãos mais humanos, socialmente justos e preparados para os desafios. Este artigo relata um exemplo prático de formação promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Cultura Digital (GRUPETeC) em uma escola técnica. Professores de diversas áreas participaram de atividades teóricas e práticas para desenvolver projetos interdisciplinares baseados na abordagem STEAM.

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Biografia do Autor

Stephani Vilela Ferreira Custodio, Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo, SESI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Profissional Gestão e Práticas Educacionais (PROGEPE)

Thais de Almeida Rosa, Colégio Passionista São Paulo da Cruz

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

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Publicado

26.11.2024

Como Citar

CUSTODIO, Stephani Vilela Ferreira; ROSA, Thais de Almeida. Educação STEAM: conceito, breve histórico, diretrizes e prática. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e27419, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.27419. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27419. Acesso em: 22 dez. 2024.