Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná

Autores

  • Wilson José Vieira UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2751

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia. Textos Clássicos de Filosofia. Ensino Médio. Metodologia.

Resumo

A compreensão do sentido e lugar do texto clássico de Filosofia nas aulas de Filosofia do Ensino Médio é a questão central de que trata esse artigo. A reinserção da Filosofia como disciplina obrigatória do currículo do Ensino Médio em todo território nacional e, particularmente, a forma como a mesma vem ocorrendo no estado do Paraná, foi determinante para a realização da análise proposta. Apresenta-se um diagnóstico sobre o modo como a Filosofia está inscrita como disciplina curricular nas escolas públicas paranaenses, bem como uma análise da maneira como os professores entendem o uso do texto clássico nas aulas de Filosofia. O levantamento empírico foi realizado entre agosto e dezembro de 2010 a partir de questionários respondidos por 148 (aproximadamente 10%) professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná, de um total de 1377 questionários enviados. Em 2010 a Filosofia, em função da Lei 11.684/08, que torna obrigatório o seu ensino no Ensino Médio, a disciplina passa a figurar em todas as 1429 escolas com Ensino Médio e ao menos em duas séries. Em relação à parte referente ao uso do texto, foi possível depreender que de alguma forma os textos de Filosofia estão presentes nas salas de aula, mas que nem sempre a formação possibilita condições efetivas de trabalho com o texto filosófico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson José Vieira, UFPR

Geraldo Balduino Horn Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (FEUS-2002). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (desde 1999); Membro Titlular do Setor de Educação no CEPE/UFPR (2005-2006); Professor de Medodologia e Prática de Ensino de Filosofia, do curso de Filosofia da UFPR; Professor da linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do curso de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em Educação da UFPR; Membro do Conselho Editorial da Editora Unijuí; Coordenador da Coleção Cultura, Escola e Ensino pela Editora Unijuí. Possui experiência na área de Ciências Humanas como professor de História e Filsofia do Esnsino Fundamental e Médio (1986-1995).Líder do Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Filosofia/Educação Filosófica certificado pela UFPR e credenciado no CNPq (desde outubro de 2009). Wilson José Vieira Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru (1999), Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente desenvolve pesquisas na área de Ensino de Filosofia pelo NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia). É professor de Filosofia e História da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná e Colégio Medianeira de Curitiba.

Downloads

Publicado

08.03.2012

Como Citar

VIEIRA, Wilson José. Retrato atual do ensino de filosofia e do uso do texto clássico de filosofia nas escolas públicas do Paraná. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 73–98, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2751. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2751. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: O ensino de filosofia