Wordwall como tecnologia assistiva: inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino de Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28287

Palavras-chave:

tecnologia assistiva, transtorno do espectro autista, wordwall.

Resumo

A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências ainda apresenta desafios, especialmente no que se refere à adaptação de métodos e recursos pedagógicos. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica para analisar o uso da plataforma Wordwall como ferramenta de Tecnologia Assistiva voltada à promoção de um ensino de Ciências mais inclusivo para alunos com TEA. Com uma abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, os estudos indicam que a plataforma se mostra eficaz devido à sua acessibilidade, interatividade e capacidade de adaptação, contribuindo para uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Assim, sua implementação no contexto escolar representa uma estratégia inovadora para promover uma educação mais inclusiva e equitativa, garantindo que todos os alunos tenham oportunidades de aprendizagem adequadas às suas necessidades.

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Biografia do Autor

Leidmar Cunha Melo, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, São Luís, MA, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva pelo Programa de Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Maranhão PROFEI /UEMA. Especialista em Genética pela Uema. Especialista em Gestão Ambiental e Ecoturismo pela FLATED. Graduada em Ciências Biológicas pela UFPI. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Município de Santa Quitéria do Maranhão e do Município de São Bernardo do Maranhão. Atua como professora de Ciências nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II na rede municipal de Santa Quitéria do Maranhão e São Bernardo do Maranhão.

Wallysabel Araújo Veras, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, São Luís, MA, Brasil

Mestranda em Educação Inclusiva pelo PROFEI – Programa de Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Bolsista CNPq desde maio de 2023. Graduada em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas pela Faculdade Internacional do Delta (FID), em Gestão Escolar e em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Focus. Professora efetiva da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) desde 2010 e da Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte (PMGN) desde 2007. Coordenadora Pedagógica da EEMTI de Croatá Flávio Rodrigues. Atua como professora regente de Ciências e Práticas Experimentais nas turmas de 9º ano da rede municipal de Guaraciaba do Norte, na EETI Francisco de Assis Texeira Lopes.

 

Antônio Roberto Coelho Serra, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, São Luís, MA, Brasil

Pós-doutor pelo Knowledge Media Institute da Open University – Reino Unido. Doutor em Administração pela FGV. Mestre em Administração pela UFSC. Graduado em Administração pela UEMA. Professor Adjunto da Uema, atuando na graduação pelo Curso de Administração do CCSA e na Pós-Graduação pelo Mestrado em Educação Inclusiva. Fundou e exerceu a coordenação geral do UEMANET, Núcleo de Tecnologias para Educação da UEMA (2005 – 2013). Foi Pró-Reitor de Planejamento e Administração (2015 – 2022) da UEMA. Desde janeiro de 2023 é Diretor da Agência Marandu - Agência Uema de Inovação e Empreendedorismo.

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Publicado

21.05.2025

Como Citar

MELO, Leidmar Cunha; VERAS, Wallysabel Araújo; SERRA, Antônio Roberto Coelho. Wordwall como tecnologia assistiva: inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino de Ciências. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28287, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28287. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28287. Acesso em: 9 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
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