Inclusão além do discurso: relatos docentes do trabalho entre Atendimento Educacional Especializado e a sala de aula regular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28320

Palavras-chave:

Atendimento Educacional Especializado (AEE), ensino regular didática, inclusão

Resumo

A pesquisa investiga relatos de educadores atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas salas de aula regulares, explorando a relação entre esses dois ambientes. Foram identificados aspectos positivos, como o fortalecimento do vínculo entre professores e alunos no AEE, especialmente quando há identificação com suas vivências, e o uso de abordagens pedagógicas lúdicas que promovem o engajamento dos estudantes. No entanto, também foram apontados desafios, como a falta de acessibilidade, dificuldades na colaboração entre os professores do AEE e da sala regular, e a necessidade de ajustes nas práticas pedagógicas. A pesquisa conclui que a interação entre AEE e sala regular se torna mais eficaz com abordagens dinâmicas e enfatiza a importância de estratégias pedagógicas que promovam igualdade no aprendizado.

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Biografia do Autor

Yasmim Ladirce Silva de Souza, Universidade Federal do Pará – UFPA, Capanema, PA, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Capanema. Bolsista PRODOUTOR no Núcleo de Estudos em Didática e Inclusão (NEDI). Atua em pesquisas sobre didática inclusiva, ensino regular e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Carolline Septimio Limeira , Universidade Federal do Pará – UFPA, Bragança, PA, Brasil

Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (UEPA - 2007). Mestre em Educação pela UFPA (2012), na linha Currículo, Epistemologia e História. Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2019), na linha Educação, Comunicação e Tecnologia. É pesquisadora e Líder do Núcleo de Estudos em Didática e Inclusão (NEDI/UFPA). Discute temáticas que abordam educação inclusiva, didática, práticas escolares e saberes docentes.

Gisely de Lima Cordeiro, Universidade Federal do Pará – UFPA, Bragança, PA, Brasil

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com ingresso em agosto de 2022. Bolsista PIBIC no Núcleo de Estudos em Didática e Inclusão (NEDI). Integrante do Centro Acadêmico de Pedagogia, atua em pesquisas sobre educação inclusiva. Possui experiência em educação infantil, com interesse na articulação entre ensino lúdico e tradicional. Tem apreço pela educação inclusiva, buscando compreender e contribuir para práticas pedagógicas que promovam a equidade no ambiente escolar.

Referências

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Publicado

14.05.2025

Como Citar

SOUZA, Yasmim Ladirce Silva de; LIMEIRA , Carolline Septimio; CORDEIRO, Gisely de Lima. Inclusão além do discurso: relatos docentes do trabalho entre Atendimento Educacional Especializado e a sala de aula regular. Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28320, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28320. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28320. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
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