Inclusão além do discurso: relatos docentes do trabalho entre Atendimento Educacional Especializado e a sala de aula regular
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.28320Palavras-chave:
Atendimento Educacional Especializado (AEE), ensino regular didática, inclusãoResumo
A pesquisa investiga relatos de educadores atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas salas de aula regulares, explorando a relação entre esses dois ambientes. Foram identificados aspectos positivos, como o fortalecimento do vínculo entre professores e alunos no AEE, especialmente quando há identificação com suas vivências, e o uso de abordagens pedagógicas lúdicas que promovem o engajamento dos estudantes. No entanto, também foram apontados desafios, como a falta de acessibilidade, dificuldades na colaboração entre os professores do AEE e da sala regular, e a necessidade de ajustes nas práticas pedagógicas. A pesquisa conclui que a interação entre AEE e sala regular se torna mais eficaz com abordagens dinâmicas e enfatiza a importância de estratégias pedagógicas que promovam igualdade no aprendizado.
Downloads
Referências
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: [26 de fevereiro de 2025].
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GLAT, R., & Pletsch, M. D. (2012). Educação inclusiva: um novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Porto Alegre: Artmed.
GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise. O Atendimento Educacional Especializado para a escolarização de alunos com deficiência: interfaces com o ensino comum. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 371-384, 2012.
GOFFMAN, Erving. Estigma: Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 1963.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ensino e inclusão escolar: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: O ensino e a aprendizagem na diversidade. São Paulo: Summus, 2006.
MANTOAN, M. T. E. (2003). A educação inclusiva: desafios e possibilidades. São Paulo: Cortez.
MENDES, E. (2010). A educação especial e a inclusão escolar: teoria e prática. São Paulo: Cortez.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores: Percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2002.
SASSAKI, I. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
SAVIANI, D. (2008). Escola e pedagogia: o ensino e a formação humana. Campinas: Autores Associados.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Yasmim Ladirce Silva de Souza, Carolline Septimio Limeira , Gisely de Lima Cordeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- Resumo 105
- PDF 45