O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2835Palavras-chave:
dialogismo, texto literário, ensino de LEResumo
Este trabalho tratará, sob a ótica bakhtiniana, contribuições para a compreensão dos conceitos de dialogia, da polifonia, da heteroglossia, da intertextualidade e da interdiscursividade, a partir dos quais se pode inferir possíveis aplicações ao ensino, especialmente para o trabalho com o texto literário nas aulas de língua estrangeira, especificamente a espanhola. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico apoiado em Bakhtin (2000a, 2000b) e em estudiosos de sua teoria: Barros (1999), Bernardi (2001), Bezerra (2008), Brait (2000), Faraco (2009) e Fiorin (2010). A partir destas observações, este estudo ressalta a importância das relações dialógicas para o trabalho com o texto literário, contribuindo, desta maneira, para um estudo mais significativo e competente da leitura, bem como promover condições essenciais para a leitura responsiva e crítica.Downloads
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Publicado
12.12.2012
Como Citar
PAIVA, Regiane Santos Cabral de. O trabalho com o texto literário nas aulas de língua espanhola: possíveis contribuições bakhtinianas. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 107–120, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2835. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2835. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos