Corpos masculinos no ballet clássico: configuração das estratégias familiares

Autores

  • Diego Ebling do Nascimento Escola Superior de Educação Física/Universidade Federal de Pelotas
  • Mariângela da Rosa Afonso Escola Superior de Educação Física/Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3068

Palavras-chave:

estratégias familiares, jovens, sexo masculino, ballet clássico

Resumo

O texto está pautado na sociologia da educação, objetivando analisar a inserção de jovens do sexo masculino no ballet clássico como estratégia familiar para a ascensão social. A pesquisa assumiu um caráter descritivo, caracterizando-se como um estudo de caso, onde foram entrevistadas as famílias de meninos praticantes de ballet clássico em um projeto social destinado às classes populares. O estudo sinalizou que a prática do ballet clássico para meninos foi uma das vias encontradas para perspectiva de futura ascensão social. Foi evidenciado ainda que, embora o universo da dança clássica não seja um espaço masculino, as famílias investem no acompanhamento destas atividades, creditando valores simbólicos que se configuram na intensificação da utilização das instituições educacionais e culturais como acesso ao capital social, cultural e econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Ebling do Nascimento, Escola Superior de Educação Física/Universidade Federal de Pelotas

Licenciado e Mestrando em Educação Física pela ESEF/UFPel

Mariângela da Rosa Afonso, Escola Superior de Educação Física/Universidade Federal de Pelotas

Professora Doutora da Universidade Federal de Pelotas, pesquisadora do GEU/UFRGS.

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

NASCIMENTO, Diego Ebling do; AFONSO, Mariângela da Rosa. Corpos masculinos no ballet clássico: configuração das estratégias familiares. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 101–112, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3068. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3068. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens