Vivência com o Projeto Acelerar para Vencer/MG: valores e estratégias no corpo das professoras

Autores

  • Gilberto Aparecido Damiano UFSJ
  • Raquel da Silva Anacleto UFSJ
  • Fabiana Aparecida Olívia UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N14.3072

Palavras-chave:

Vivência, PAV, Corpo(reidade).

Resumo

Artigo expõe ingredientes advindos de vivência com a iniciação à pesquisa científica e extensão que envolveu professores e alunos da UFSJ e da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Buscou-se interpretar a implantação do Projeto Acelerar para Vencer (PAV) pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para enfrentar elevadas taxas de reprovação e abandono escolar existentes em diversas regiões do estado. Hoje, o PAV está em outras cidades, como São João del-Rei, onde escolhemos a EECOL por ser uma escola-pólo ou escola-referência. Neste texto iremos, todavia, enfatizar as marcas na corporeidade (e na vivência), especialmente, das professoras (pois que são maioria nas entrevistas) que se distanciam da perspectiva integradora do ser humano (motor, afetivo, cognitivo). Elas tergiversam pelo corpo do outro (alunado), tratando da sexualidade adolescente, biologizada, anódina ou como questão de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Aparecido Damiano, UFSJ

Foutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Brasil(2001) professor da Universidade Federal de São João Del-Rei , Brasil

Raquel da Silva Anacleto, UFSJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Bolsista de Iniciação Científica- CNPq (2010-2011)

Fabiana Aparecida Olívia, UFSJ

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Voluntária na pesquisa e bolsista no projeto de extensão (apoio Fapemig ) que sustentam o artigo.

Downloads

Publicado

07.05.2012

Como Citar

DAMIANO, Gilberto Aparecido; ANACLETO, Raquel da Silva; OLÍVIA, Fabiana Aparecida. Vivência com o Projeto Acelerar para Vencer/MG: valores e estratégias no corpo das professoras. Dialogia, [S. l.], n. 14, p. 61–76, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N14.3072. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3072. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Linguagens