O ensino de Sociologia no nível médio na cidade de São Paulo

Autores

  • Regina Magalhães de Souza Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3090

Palavras-chave:

sociologia, nível médio, professor, cidadania, crítica

Resumo

Este artigo relata alguns resultados de pesquisa exploratória realizada entre professores de Sociologia, em nível médio, das redes pública e privada, da cidade de São Paulo, no ano de 2009. As entrevistas, realizadas pelos discentes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Uninove, tiveram como objetivo investigar se o ensino de Sociologia estaria contribuindo para a consecução das finalidades do ensino médio previstas pela LDB, particularmente o desenvolvimento da cidadania e do pensamento crítico. Os depoimentos sugerem uma concepção de crítica como habilidade cognitiva como um fim em si e uma concepção de cidadania como atividade individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Magalhães de Souza, Uninove

Uninove, Departamento de Educação, Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Professora Doutora

Downloads

Publicado

12.12.2012

Como Citar

SOUZA, Regina Magalhães de. O ensino de Sociologia no nível médio na cidade de São Paulo. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 77–92, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3090. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3090. Acesso em: 23 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos