A escola nas diferenças
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3753Palavras-chave:
Escola, Diferenças, CurrículoResumo
No texto nos propusemos a problematizar a produção de mesmidades pela escola, pensando a Educação como possibilidade de conviver nas diferenças, como “tempoespaço” de não conformismo, de não tolerância, como criação de uma outra Pedagogia. Apontamos a geração das desigualdades pelas políticas de ação afirmativa, propondo uma política das diferenças. Apresentamos um espaço de negociação entre a educação intercultural e a educação inclusiva como possibilidade para o diálogo entre as diferenças; e uma perspectiva curricular para as diferenças, propondo um “currículo encarnado”, que traga a vida de volta para a escola, uma vida decente. Propomos a ruptura com a visão de escola que apenas reproduz uma dada cultura e formas de organização hegemônicas e a reflexão sobre a complexidade das relações estabelecidas neste “tempoespaço”, para que se permita a “comunhão” nas diferenças.Downloads
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Publicado
12.12.2012
Como Citar
MARQUES, Luciana Pacheco. A escola nas diferenças. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 41–48, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3753. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3753. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático