A escola nas diferenças

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.3753

Palavras-chave:

Escola, Diferenças, Currículo

Resumo

No texto nos propusemos a problematizar a produção de mesmidades pela escola, pensando a Educação como possibilidade de conviver nas diferenças, como “tempoespaço” de não conformismo, de não tolerância, como criação de uma outra Pedagogia. Apontamos a geração das desigualdades pelas políticas de ação afirmativa, propondo uma política das diferenças. Apresentamos um espaço de negociação entre a educação intercultural e a educação inclusiva como possibilidade para o diálogo entre as diferenças; e uma perspectiva curricular para as diferenças, propondo um “currículo encarnado”, que traga a vida de volta para a escola, uma vida decente. Propomos a ruptura com a visão de escola que apenas reproduz uma dada cultura e formas de organização hegemônicas e a reflexão sobre a complexidade das relações estabelecidas neste “tempoespaço”, para que se permita a “comunhão” nas diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Profa. da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF

Downloads

Publicado

12.12.2012

Como Citar

MARQUES, Luciana Pacheco. A escola nas diferenças. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 41–48, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.3753. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3753. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático