Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência

Autores

  • Raquel de Almeida Moraes UNB
  • Nanci Martins de Paula UnB

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3904

Palavras-chave:

Abordagem marxista, Pensamento Bakhtiniano, Pesquisa social e educacional e Docência.  

Resumo

Com o objetivo de delinear alguns apontamentos sobre o pensamento teórico de Mikhail Bakhtin e seus reflexos na pesquisa e docência, as autoras analisam que a abordagem marxista na configuração da metodologia científica considera o ser humano como sujeito concreto, agente das relações sociais numa perspectiva materialista, histórica, dialógica e polifônica, reconhecendo o princípio da alteridade. A abordagem marxista na perspectiva bakhtiniana realiza o entrelaçamento dos aspectos infra e superestruturais (mundo material e espiritual), abrindo espaços para uma visão não fragmentada do conhecimento para a pesquisa educacional e a docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel de Almeida Moraes, UNB

Praduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor adjunto doutor da Universidade de Brasília. Tem estudos de pós-doutoramento realizado via internet sob a supervisão do prof. Dr. Ilan Gur-Ze´ev, da Universidade de Haifa, Israel.

Nanci Martins de Paula, UnB

Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância

Downloads

Publicado

27.09.2013

Como Citar

MORAES, Raquel de Almeida; DE PAULA, Nanci Martins. Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 127–136, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3904. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3904. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos