Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3904Palavras-chave:
Abordagem marxista, Pensamento Bakhtiniano, Pesquisa social e educacional e Docência.Resumo
Com o objetivo de delinear alguns apontamentos sobre o pensamento teórico de Mikhail Bakhtin e seus reflexos na pesquisa e docência, as autoras analisam que a abordagem marxista na configuração da metodologia científica considera o ser humano como sujeito concreto, agente das relações sociais numa perspectiva materialista, histórica, dialógica e polifônica, reconhecendo o princípio da alteridade. A abordagem marxista na perspectiva bakhtiniana realiza o entrelaçamento dos aspectos infra e superestruturais (mundo material e espiritual), abrindo espaços para uma visão não fragmentada do conhecimento para a pesquisa educacional e a docência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27.09.2013
Como Citar
MORAES, Raquel de Almeida; DE PAULA, Nanci Martins. Apontamentos sobre o pensamento de Mikhail Bakhtin: reflexos na pesquisa e docência. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 127–136, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3904. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3904. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.