Literatura e mídia na prática pedagógica: uma experiência com professores do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

Nelma Aronia Santos

Resumo


A partir de uma oficina intitulda Literatura e mídia realizada com com os alunos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, unidade de Cotegipe – Bahia, e motivados pelo contexto social contemporâneo marcado por grandes transformações no processo de produção, criação e circulação da linguagem midiática e das artes em geral, nosso objetivo é fazer uma reflexão acerca das contribuições que o ensino de Literatura em interface com a linguagem midiática poderá trazer para a compreensão do contexto atual e dos procedimentos artístico-formais da literatura brasileira contemporânea, bem como pretendemos refletir sobre a possibilidade de novos paradigmas do sujeito leitor de textos literários.

Palavras-chave: Literatura; Mídia; Ensino; leitor

ABSTRACT

Based on a workshop entitled Literature and Media, conducted with students of the National Teachers Training Program - PARFOR, Unit of Cotegipe - Bahia, and motivated by the contemporary social context, which has been marked by major changes in the process of production, creation and circulation  of media language and arts in general, our aim is to conduct a reflection on the contributions that the teaching of Literature with an interface with Media Language can bring to the understanding of the current context and of artistic-formal procedures of contemporary Brazilian literature. We also intend to reflect on the possibility of new paradigms of the subject reader of literary texts.

Key words: Literature; Media; Education; Reader


Palavras-chave


Palavras-chave: Literatura; Mídia; Ensino; leitor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N18.4668

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional