Uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática: percepção de professores durante suas práticas docentes

Autores

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5421

Palavras-chave:

Ensino de matemática, espaços não formais, laboratórios, feiras de matemática, prática docente.

Resumo

Apresentamos os resultados de uma investigação com o objetivo de analisar as percepções de quarenta e sete professores de Matemática que trabalham no litoral da Costa Esmeralda, Santa Catarina sobre o uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática como estratégias didáticas em suas práticas docentes. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado. De maneira geral, foi possível identificar que os professores investigados usam moderadamente os laboratórios e participam com frequência em feiras de Matemática. No entanto, muitos não se utilizam de espaços não formais para a apresentação de um conteúdo e concentram suas práticas em sala de aula, baseado na explicação do professor e na grande quantidade de exercícios.

 

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Biografia do Autor

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutorando em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR

Sani de Carvalho Rutz da Silva

Professora permanente do quadro docente do curso de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia pela UTFPR

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Publicado

02.03.2015

Como Citar

BRUM, Wanderley Pivatto; RUTZ DA SILVA, Sani de Carvalho. Uso de espaços não formais, laboratórios e participações em feiras de Matemática: percepção de professores durante suas práticas docentes. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 171–190, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5421. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5421. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos