Poder pastoral, disciplina e biopolítica: gênero e sexualidade em Aspectos da Vida Cidadã

Autores

  • Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará
  • Josenilda Mauês Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.5518

Palavras-chave:

Currículo. Saber. Poder. Gênero. Sexualidade.

Resumo

 Neste artigo analisamos a constituição de gênero e sexualidade a partir da articulação entre o poder pastoral, a disciplina e a biopolítica, acionadas pela religião, pelo Estado e pela educação no componente curricular Aspectos da Vida Cidadã (AVC) que faz parte do desenho curricular da “Escola em Regime de Convênio de Ensino Fundamental e Médio São Francisco Xavier”. O “Colégio São Francisco Xavier” (CSFX), como é mais conhecido, é um estabelecimento de ensino do município de Abaetetuba (PA) que funciona em regime de convênio entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC) e a Diocese de Abaetetuba. A análise se pautou em enunciados de documentos levantados e recortados de um conjunto heterogêneo de elementos curriculares atravessados por injunções de diferentes campos de saberes e relações de poder, os quais nos permitiram rastrear séries discursivas e diferentes formas de normalização dos sujeitos por meio do objeto gênero e sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilma Nonato de Brício, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Pará. Professora no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará. Belém, PA – Brasil

Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará

Doutora em História, Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filhos. Professora do curso de Psicologia e Educação da Universidade Federal do Pará. Belém, PA – Brasil.

Josenilda Mauês, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação/UFPA. Professora associada na Educação/UFPA.

Downloads

Publicado

02.02.2016

Como Citar

BRÍCIO, Vilma Nonato de; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; MAUÊS, Josenilda. Poder pastoral, disciplina e biopolítica: gênero e sexualidade em Aspectos da Vida Cidadã. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 113–123, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.5518. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5518. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos